Eleições

Vereadores de Salvador "repartem cidade" e disputam bairros populares

Publicado em 16/08/2016, às 05h00   Alexandre Galvão e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador, conhecida pela divisão entre Cidade Alta e Cidade Baixa, guarda outras repartições talvez pouco conhecidas pelo eleitorado: a divisão de bairros entre os vereadores da Câmara Municipal.

Os 43 edis "delimitam" a cidade em busca de votos e disputam áreas – muitas vezes, nem mesmo respeitando o fato de serem do mesmo espectro político. Na divisão, o Bocão News identificou três tendências de repartições mais comuns. Há vereadores que atuam apenas em bairros, outros sustentam seus mandatos apenas em aspectos ideológicos e outra parcela mescla as buscas pelos eleitores.

Vereador de primeiro mandato, Beca (PPS) atua unicamente nos bairros e concentra suas atividades em cinco regiões da cidade: Matatu, Luis Anselmo, Cosme de Farias, Sete de Abril e Lobato. "A gente vive o cotidiano da comunidade. O importante é você ficar perto do povo e ouvir as demandas: de resolver problema de iluminação, de pavimentação, ajudar em projetos sociais e assim ajudar todo o povo".

Sobre a campanha em si e suas mudanças, o membro do PPS sinalizou como positivas. "A campanha como estava só favorece quem tinha dinheiro. Agora, cada vez mais, prevalece quem tem serviço prestado", analisou.

Também em busca do seu segundo madato, Duda Sanches (DEM) concentra suas atividades em algumas regiões da capital. Atua, sob a supervisão e orientação do deputado estadual (e seu pai) Alan Sanches (DEM), em São Cristóvão, Alto de Coutos e Massaranduba.

"Valorizamos a presença nos bairros para constatar os problemas e buscar as solução através do Executivo ou na criação de Projetos de Lei", descreveu. Perguntado sobre qual eleitorado era mais difícil de conquistar - nos bairros ou de opinião -, o vereador tergiversou:  "Salvador é uma cidade que cresceu desordenada e com arrecadação ainda muito menor do que outras capitais. A atenção às regiões mais pobres em uma cidade como a nossa é fundamental. Não dá pra viver de 'gogó' com tanta gente precisando do Poder Público nas ruas".

A presença nos bairros, no entanto, não fica restrita vereadores de primeiro mandato. Legisladores com mais experiência na política também adotam a tática do bairro-a-bairro para garimpar votos. É o caso de Pedrinho Pepê (PMDB), que está na CMS há 20 anos e pretende renovar o seu mandato por mais quatro.

"O trabalho nas comunidades é o de quem ouve as necessidades. Ouvimos, anotamos e ecnaminhamos ao prefeito, que autoriza a execução das obras. Fazemos tudo que a comunidade deseja e está ao nosso alcance", asseverou Pepê, que tem atuação destacada em Engomadeira, Cabula e Saboeiro.

Além destes, Alemão (PHS) tem atuação em Sussuarana, São Marcos e Bariri, Alferdo Mangueira (PMDB) atua principalmente na Liberdade, Cajazeiras e Cidade Baixa, Antônio Mário (PSC) em Valéria, Arnando Lessa (PT) na Fazenda Grande do Retiro e Marotino, Henrique Carballal (PV) tem presença na Boca do Rio, Nova Brasília e Valéria, Carlos Muniz (PTN) na Engomadeira, Sussuarana, Nova Brasíli e Tancredo Neves, Eliel (PV) em São Cristóvão e Bairro da Paz, Euvaldo Jorge (PPS) marca presença no Imbuí e Valéria, Kiki Bispo (PTB) está no São Caetano, Cajazeiras e Castelo Branco, Léo Prates (DEM) atua em Cajazeiras e Cosme de Farias, Odiosvaldo Vigas (PDT) em Itapuã, Orlando Palhinha (DEM) Alto da Terezinha, Plataforma e Periperi, Paulo Câmara (PSDB) na Cidade Baixa, Cajazeiras, São Caetano e Subúrbio, Sabá (PV) na Fazenda Grande do Retiro, Bom Juá e Marotinho, Tiago Correia (PSDB) com atuação pulverizada pela cidade, Toinho Carolino (PTN) na Bocão do Rio e Itapuã e Vado na Cidade Baixa.

IDEOLÓGICOS - O Bocão News identificou  nove vereadores que buscarão a reeleição em nichos específicos. Os grupos vão desde igrejas, passando por sindicatos e chegando à causa animal.

Aladilce Souza (PCdoB), por exemplo, é enfermeira e servidora pública. Vê na área da saúde e do funcionalismo públic0o uma boa portunidade para prospectar votos. "Olha, a gente atua muito na conversa, no debate. Usamos nossas redes sociais para postar nossas opiniões", afirmou. Ainda de acordo com a comunista, ela tem mantido contato com grupos de arquitetos também.

Para ela, o voto de opinião é mais difícil de conquista do que o de serviço. "Aho que é mais difícil (voto de opinião). Muita desilusão da população com a política. A gente tem que mobilizar para mostrar que tem que acompanhar o parlamento para qualificar. Qem trabalha muito na faixa de serviço vai na ausência do poder público. Estruturas da prefeitura favorecem alguns candidatos - com asfalto, que é sempre uma coisa valorizada pelas pessoas das comunidades", acusou.

Aém de Aladilce, Ana Rita Tavares (PMB) atua junto à causa animal, Cátia Rodrigues (PHS) busca seus votos na Igreja Internacional da Graça de Deus, assim como Isnard Araújo (PSDB) e Luiz Carlos, que são ligados à Igreja Universal do Reino de Deus e Heber Santana (PSC), que tem sua base na Assembleia de Deus. Hilton Coelho, do Psol, se aninha junto a grupos de esqueda. Já Edvaldo Brito (PSD), é jurista, ex-prefeito e tem respaldo de votação junto com intelectuais. Vânia Galvão (PT) tem seu eleitorado concentrado, principalmente, dentro do PT, da esquerda e no movimento de mulheres.

MISTOS - Vereador de primeiro mandato, Silvio Humberto (PSB) atua junto ao movimento negro e tem também um trabalho junto à comunidade do Garcia.

Para o socialista, o voto ideológico e o de serviço passa por outras searas. “Você tem aquele voto ligado ao partido que é mais consolidado e voto ligado a posicionamentos, como aquele que você é contra ou favor do Uber. É um assunto complexo de se analisar. O voto de serviço do bairro passa por uma transição, pois antes só ganhava o voto quem levava asfalto, luz e etc. Nesses 12 anos a mentalidade do povo mudou, então isso não deve ser levado em conta como prioridade”, disse.

Além de Humberto, outros vereadores mesclam suas atuações: Alberto Braga (PSC) tem sua sbases na Vila Canária, Alto de Coutos e na Igreja Renascer em Cristo, Gilmar Santigo (PT) em Cosme de Farias, Calabetão e Embasa, J. Carlos Filho (SD) em Plataforma, Subúrbio e Sindicato dos Rodoviários, Joceval Rodrigues na Igreja Católica e São Caetano, Kátia Alves (SD) em Cajazeiras, Itapuã, questões ligadas à segurança pública e ao público LGTB, Leandro Guerrilha (PTB) reúne votos de radialistas, mas também em Luís Anselmo, Cosme de Farias, Matatu e Cajazeiras, Moisés Rocha (PT) atua no Curuzu, na Liberdade e tem apoio do voto da consciência negra e de pessoas ligadas ao samba e Suíca (PT) em Pernambués, Nordeste de Amaralina e Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp