Eleições

Presidente do TRE analisa as eleições 2014 na Bahia

Gabriel Soares
Os problemas foram mínimos e não atrapalharam a escolha democrática pelo povo, diz presidente  |   Bnews - Divulgação Gabriel Soares

Publicado em 05/10/2014, às 22h54   Gabriel Soares


FacebookTwitterWhatsApp

Ao fim das apurações dos votos na Bahia, os juízes que coordenaram o processo eleitoral comemoram e avaliam como positiva o transcorrer das votações e apuração. Apesar do número de ocorrências (305 em todo estado), os magistrados informam que o sistema tem melhorado a cada eleição, e a prova disso é a apuração ser findada antes do resultado esperado.
Para o presidente do TRE, desembargador Lourival Almeida Trindade, os servidores, a imprensa e a população baiana estão de parabéns pelo exemplo dado nas eleições. "Os problemas forma solucionados com rapidez e os contratempos sempre acontecem, mas de uma maneira geral, das eleições só se tem a comemorar", afirmou.
Outra ponto bastantes comemorado por todos os servidores do tribunal é o tempo recorde na apuração dos resultados. Nunca se teve uma eleição que neste horário (22h30), só faltasse 1% da apuração dos votos, informou o órgão.
O corregedor, juiz Fábio Alexsandro Costa, atribuiu a rapidez na contagem às inovações que o sistema teve neste ano. "O cadastro dos pontos de transmissão de dados é um exemplo da eficiência e do planejamento aqui trabalhado", pontuou.
Na Bahia, houveram 37.641 urnas de votação, onde 178 delas foram substituídas por algum defeito. O Tribunal considera esse número baixo, e comemora o fato deste ano estar abaixo da média de problemas das ultimas eleições.
O número de abstenções também foi questionado ao presidente do TRE, que chegou próximo aos 25% neste ano. Para as eleições do segundo turno para presidente, o desembargador que preside o tribunal convoca: "queremos que todos entendam a importância desse momento e compareçam às urnas para participarem da construção da sua sociedade".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp