Eleições

“Esse é meu direito”, afirma eleitora de 95 anos

Imagem “Esse é meu direito”, afirma eleitora de 95 anos
Acompanhada do neto, Maritê Costa Pinho dá exemplo de cidadania em Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/10/2012, às 10h35   Alessandro Isabel (twitter alesandroisabel)



Maritê Costa Pinho, de 95 anos, fez questão de exercer o direito do votar na manhã deste domingo (07) de eleição, em Salvador. “Sou do tempo em que mulher não tinha o direito do voto. Tenho que aproveitar para praticar a cidadania”, conta a aposentada.

Acompanhada do neto Eneas Pinho, de 33 anos, dona Maritê utiliza toda a experiência adquirida nos 95 anos de vida para dar uma aula de civilidade. “Você não sabe o quanto é importante o ato do voto. A possibilidade que temos de poder escolher quem vai governar. Enquanto tiver disposição e saúde, estarei exercendo o meu direito”.

Obrigatoriedade - Lembrando que para quem está com idade entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo, assim como para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. Os analfabetos, os maiores de 70 anos e os inválidos podem requerer isenção eleitoral junto ao Cartório eleitoral.

Quer for obrigado e não puder votar deverá justificar a ausência em até 60 dias a partir de cada turno. O eleitor que não votar e nem justificar sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral terá que pagar multa a ser imposta pelo Juiz Eleitoral.

O não cumprimento da obrigação eleitoral pelo eleitor que não justificar ou pagar a multa por não ter votado acarretará em vários impedimentos civis, como obtenção de passaporte e participação em concursos públicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp