Eleições

“Não tenho como acreditar mais na indústria de pesquisas”, diz Cotrim após zerar em levantamento

Arquivo/BNews
Candidato questiona como aparecia na pesquisa antes das propagandas e agora que está na TV ninguém o cita  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 22/10/2020, às 10h50   Raul Aguilar



O candidato do Pros a prefeito de Salvador, Celso Cotrim (Pros), afirmou que não acredita mais em "pesquisas eleitoriasi", após o resultado do levantamento A Tarde/ Potencial Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira, 22, indicar um queda na sua intenção de votos, tanto no levantamento espontâneo como no estimulado.  


“Não é possível que eu estava pontuando antes do início da campanha eleitoral, quando ninguém sabia que eu era candidato e só tinha o recall da eleição para o Senado Federal, em que fui muito bem votado, diga-se de passagem. Aí, depois que sou sondado para retirar minha candidatura e que não o fiz; passei a estar em campanha na TV, rádios, blogs, debate da Band, entrevistas em toda a imprensa e na rua, me colocam como tendo descido na pesquisa…”, desabafou o candidato do Pros.


Realizado entre os dias 15 e 20 de outubro, o levantamento eleitoral entrevistou, por telefone, 800 eleitores. Ele conta com uma margem de erro de 3,46 pontos percentuais e foi Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-09090/2020.


Na pesquisa realizada pelo Grupo A Tarde e divulgada em setembro, Cotrim aparecia com 1% das intenções de voto, tanto no levantamento espontânea como no estimulado. No levantamento divulgado hoje ele não pontuou em ambos os cenários. Sua taxa de rejeição permaneceu no mesmo patamar: 45%.


“Infelizmente eu não tenho como acreditar mais na indústria de pesquisas. De uns tempos pra cá, onde o político direta ou indiretamente pode encomendar uma pesquisa e divulgar em um veículo de imprensa, nos fez concluir que esse é mais um instrumento de tentar induzir o processo eleitoral as candidaturas que interessam ao sistema”, criticou Cotrim.


O candidato à Prefeitura de Salvador lembrou de resultados de pleitos anteriores para sinalizar que os levantamentos eleitorais não possuem influência na decisão do eleitor: “Vejam  as últimas eleições em que os resultados deram muito diferente do que diziam os institutos de pesquisas: Wagner, Rui, Lídice e Bolsonaro se elegeram governadores e no primeiro turno, prefeita e presidente da república. Apesar de ter sido dita há muito tempo atrás, na década de 50, a frase do ex-governador da Bahia Otávio Mangabeira continua muito atual: “Pense num absurdo, na Bahia tem precedente!”

Leia mais em:

Bruno Reis cresce vantagem e Denice ultrapassa Isidório em nova pesquisa; veja os números

Pesquisa mostra redução na rejeição de Bruno Reis e aumento na de Isidório; Veja os números

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp