Eleições

PT vai afunilar discussões sobre candidatura em Salvador após calendário da Executiva nacional

Arquivo / BNews
O petista reforçou que os pré-candidatos ainda são nomes viáveis, apesar da simpatia do nome do Denice por Rui  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 03/02/2020, às 09h20   Victor Pinto



Apesar do governador Rui Costa (PT) não ter anunciado a novidade prometida na festa de Iemanjá, reuniões no Palácio de Ondina ocorreram no sábado (2) e nada formalmente foi decidido. A informação foi do presidente do PT estadual, Éden Valadares, em conversa com o BNews.

De acordo com o cacique, só a partir do dia 7 de fevereiro que o debate será afunilado a partir da confecção de um calendário após decisões do PT nacional. “Precisamos aguardar esse calendário. Mas obviamente os atores políticos internos tem se mexido. Havia uma queixa acumulada em 2016, de que o governador Rui Costa teria ficado demasiadamente afastado do processo eleitoral. Neste ano, ele demonstra uma disposição política mais ativa, mais próxima, opinando inclusive sobre perfil de candidatura, apresentando a possibilidade de Denice Santiago, a Major Denice, ser a candidata do PT”, disse. 

O petista reforçou que os pré-candidatos ainda são nomes viáveis, apesar da simpatia do nome do Denice. “Por enquanto, temos quatro pré-candidatos apresentados e, agora, a opinião de Rui Costa e Jaques Wagner sobre Denice que, no devido momento, será oficialmente debatida pelo PT”, completou.

Sobre a ausência de uma novidade antes pregada pelo governador, Éden argumentou não ser porta-voz do governador. “Respondo pelo meu partido, o PT, e ele responde pela coalizão inteira, além de governar e liderar um Estado com 15 milhões de pessoas. Mas, penso eu, que a possibilidade da candidata do PT ser a Major Denice, mulher, negra, feminista e referência nacional no combate à violência contra as mulheres é uma grande novidade. E já mexeu com o tabuleiro da política, já causou repercussão na Bahia e no Brasil”, respondeu.

“Por exemplo, a escritora Antônia Pellegrino, uma das maiores vozes do feminismo no país, esposa de Marcelo Freixo (PSOL-RJ), considerou a escolha por Denice como uma ‘notícia maravilhosa’ e que o PT da Bahia faz ‘sua auto-crítica na prática’. Palavras delas”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp