Eleições

Debate influenciado por robôs volta a crescer e chega a 10,4% no Twitter

BNews/Arquivo
Menções a Bolsonaro e Haddad caem 38%, e acusações entre os candidatos dominam debate  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 20/10/2018, às 22h35   Redação BNews



Desde o começo de outubro, contam-se cerca de 45 milhões de tuítes sobre os candidatos à Presidência — volume não visto em nenhum outro fato político do país na web. Diariamente, o debate sobre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad apresenta soma superior a 1,5 milhão de postagens, em média, e com contínua tendência de crescimento, conforme se aproxima o segundo turno.

Sob esse cenário, a atuação de robôs em ambos os lados, que havia caído desde o fim de setembro, aumentou de novo, tanto em proporção do debate quanto em volume absoluto de retuítes feitos por contas automatizadas. Entre quarta-feira, 10 de outubro, e esta terça (16), houve 852,3 mil publicações de robôs; a base de apoio a Bolsonaro respondeu por 602,5 mil destes, e o grupo pró-Haddad por 240,2 mil.

Enquanto isso, no Facebook, o candidato do PSL continua com um abismo de vantagem para o petista, que aumentou atividade na rede e tem ganhado maior engajamento. No entanto, com dificuldades para, às vésperas da votação, reduzir o apoio maciço que consolidou Bolsonaro em vantagem ampla nas pesquisas de opinião.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp