Eleições / Eleições 2022

Número do Detran dispara mensagens pró-Bolsonaro pedindo invasão do STF e Congresso; saiba mais

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Usuários relataram receber mensagens pró-Bolsonaro de contato do Detran  |   Bnews - Divulgação Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Publicado em 24/09/2022, às 11h37   Redação BNews



Mensagens com teor golpista e antidemocrático foram disparadas por um número utilizado por serviços públicos digitais do Governo do Paraná. Uma reportagem do site The Intercept Brasil aponta que os relatos têm se espalhado pelas redes sociais durante a manhã deste sábado (24). Veja imagens abaixo.

A mensagem enviada de madrugada por um número vinculado ao Detran paranaense diz que "vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!!”. Ela partiu do número 28523.

Segundo relatos de usuários ao Intercept Brasil, todos disseram ter usado anteriormente serviços digitais do Departamento de Trânsito do Paraná, o Detran, e um sistema chamado Paraná Inteligência Artificial, o PIA, plataforma de serviços digitais do governo.

A comunicação, até então, era restrita a informações sobre protocolos de atendimento e códigos de autenticação. Neste sábado, os usuários foram surpreendidos com a mensagem golpista.

“O PIA agrupa todos os serviços públicos estaduais que você quiser consultar em seu nome. Quando escolho a opção de segurança vinculada ao celular, ele manda o código de acesso pelo número 28523″, me disse uma usuária, que recebeu a mensagem golpista.

“Na madrugada do dia 15 pro dia 16 eu recebi um código de autenticação pra algum app. Talvez tenha sido o da Carteira Digital de Trânsito, porque eu renovei recentemente a CNH. Aí, ontem, o mesmo número me enviou a mensagem anti-democrática”, relatou outra – ambas vivem em Curitiba.

Governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior, o Ratinho Junior, do PSD, filho do apresentador do SBT, apoia a reeleição de Jair Bolsonaro. O diretor-geral do Detran é Adriano Furtado, que foi diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, a PRF, durante o governo Bolsonaro.

mensagens bolsonaristas paraná detran

mensagens bolsonaristas paraná detran

mensagens bolsonaristas paraná detran

Disparos em massa sem consentimento dos destinatários são proibidos pelo Tribunal Superior Eleitoral desde 2021. Além disso, a lei eleitoral também proíbe doações ou venda de cadastros às campanhas.

Se o governo tiver repassado os dados coletados durante prestação de serviço público, o envio de mensagens em massa pode configurar o crime eleitoral de abuso de poder político e econômico.

Procurado, o governo do Paraná afirmou que “o episódio está sendo apurado” e irá informar quando surgirem novas informações. Veja abaixo alguns exemplos de mensagens disparadas.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp