Eleições / Eleições 2022

Fora da federação e apoiando o PT: PSB baiano aposta em formação de bancadas na AL-BA e Congresso

Lídice da Mata ao lado do pré-candidato petista, Jerônimo Rodrigues - Foto: Divulgação/GOV BA
Deputada do PSB, Fabíola Mansur praticamente descartou investida por cago à vice-governadoria  |   Bnews - Divulgação Lídice da Mata ao lado do pré-candidato petista, Jerônimo Rodrigues - Foto: Divulgação/GOV BA

Publicado em 12/03/2022, às 13h00   Diego Vieira e Vinícius Dias



Correndo de treta. Esse é um bom resumo da postura do PSB na Bahia. O partido ficou de fora da Federação acertada entre PT, PC do B e PV, prevendo que as siglas fiquem unidas ao longo de quatro anos em âmbito nacional, estadual e municipal.

Apesar de o PSB não integrar a composição, dirigentes partidários afirmam que haverá coligação entre as legendas em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inclusive, o provável vice de Lula na eleição presidencial é do partido.

Na Bahia, o grupo bem que poderia tentar beliscar uma vice-governadoria na chapa petista por conta da instabilidade enfrentada entre o PT e o PP, atual dono do cargo com a figura de João Leão. Deputada estadual, Fabíola Mansur (PSB) descarta a possibilidade e pede que o foco da chapa seja em viabilizar a manutenção dos Progressistas na chapa.

Dessa maneira, a prioridade do grupo é formar quadros de deputados e deputadas na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional.

"O PSB é um partido leve, sério, que fez uma autocrítica e lançou uma autorreforma, um apartido com programa de governo nacionalizado, na Bahia tem um respeito muito grande", disse Mansur antes de reconhecer que o não-ingresso na Federação era uma vontade do partido na Bahia e que as coisas se tornam mais complicadas com o 'isolamento'.

Leia mais:PSB, provável destino de Alckmin, fica fora de federação com PT, PC do B e PV
Rodrigo Hita assegura permanência de Lídice no PSB: “Não existe possibilidade de ir para outro partido”
Lídice da Mata sonha com chapa governista ampla com partidos da base; entenda

"Inicialmente, quero dizer que defendo a unidade da base, reestabelecidas as condições da chapa majoritária acordada, que era a cabeça do PT, vice do PP e a reeleição do senador Otto Alencar, temos que defender a unidade do grupo, que é fundamental para defender esse projeto político vitorioso", afirmou a deputada.

Questionada pelo BNews sobre a possibilidade do partido pleitear a deputada Lídice da Mata (PSB) como nome para vice de Jerônimo Rodrigues, Fabíola foi taxativa: "A gente deseja a manutenção do mandato de nossa deputa Lídice da Mata, que é uma mulher representativa, já foi senadora, combativa e defende a Bahia. Lídice é um bom nome em todos os lugares, até para governadora", apontou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp