Eleições / Eleições 2022

CUT cria “brigadas digitais” no WhatsApp para enviar material pró-Lula

Reprodução/Pixabay
Dirigentes de entidade sindical contam, em vídeo, ter contratado empresas para disparos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 15/06/2022, às 08h58   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Adotando método similar ao do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) está utilizando grupos no WhatsApp para enviar material de apoio ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a CUT, o objetivo da brigada é combater Fake News. Para isso, dirigentes da entidade já afirmam usar empresas para fazer os disparos na plataforma.

Um dos materiais disparados em grupos é um vídeo no qual o secretário de comunicação da CUT, Roni Barbosa, e o secretário-adjunto, Admirson Medeiros, orientam membros da organização sobre o uso eleitoral das chamadas “Brigadas Digitais”. “Uma Brigada Digital é nada mais, nada menos do que um grupo de WhatsApp. Organiza os mais vermelhinhos dentro do grupo e lá vamos convencer toda a turma que este ano é Lula”, orienta Roni em uma gravação do dia 29 de abril.

“A técnica funciona com a introdução de um membro da CUT no grupo, que se transformará em brigada. “Basta você cadastrar no site e automaticamente o nosso administrador vai entrar no grupo e distribuir os cards, as informações e os vídeos”, explica o secretário.

O disparo em massa de mensagens via Whatsapp utilizada principalmente na campanha do presidente Jair Bolsonaro, fomentou a proliferação das Fake News e levou a chapa do presidente a ser julgada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp