Educação

Ufba garante 85% de notas 4 e 5 no Enade 2021; saiba os cursos avaliados no Exame:

Divulgação Ufba
Participaram do Exame 1.113 estudantes da Universidade, de um total de 1.739 prováveis concluintes  |   Bnews - Divulgação Divulgação Ufba

Publicado em 16/09/2022, às 16h36   Redação/BNews



A Universidade Federal da Bahia (Ufba) obteve resultados positivos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, com 85% dos cursos avaliados com conceito igual ou maior que 4 - sendo 25% com conceito 5, a nota máxima na avaliação. O conceito máximo (5) foi conquistado por cursos de licenciaturas nas diferentes áreas do conhecimento: ciências biológicas, história, filosofia, física, matemática, letras-português, pedagogia e educação física.

Dos 34 cursos da Universidade avaliados, 32 tiveram conceitos superiores à média registrada no Brasil. Participaram do Exame 1.113 estudantes da UFBA, de um total de 1.739 prováveis concluintes. Os resultados foram anunciados na segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que apresentaram o Conceito Enade entre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior que são calculados com base no desempenho dos estudantes.

Em 2021 foram avaliados os estudantes das seguintes áreas: cursos de bacharelados nas áreas de conhecimento de ciências biológicas; ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguísticas, letras e artes e áreas afins; cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de ciências da saúde; ciências humanas; ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguísticas, letras e artes; cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências humanas e ciências da saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

Também foram divulgados o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) e dados referentes ao Questionário do Estudante, que fornece informações sobre o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes e a percepção dos mesmos sobre o ambiente de ensino-aprendizagem e a organização do curso, do currículo e da atividade docente. Demais indicadores, como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), estão previstos para serem divulgados no mês de dezembro.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp