Educação

Secretário Thiago Dantas detalha Programa Dinheiro Direto na Escola Soteropolitana; confira

FOTO: Vagner Souza/Arquivo
Prefeitura de Salvador lança novo programa que promete ter maiores investimentos nas escolas municipais  |   Bnews - Divulgação FOTO: Vagner Souza/Arquivo

Publicado em 21/11/2023, às 13h01   Cadastrado por Maycol Douglas



Na manhã desta terça-feira (21), a Prefeitura de Salvador lançou o Programa Dinheiro Direto na Escola Soteropolitana (PDDES) que vai destinar recursos financeiros para custear despesas e pequenos investimentos das mais de 400 escolas da rede de ensino na capital baiana.

A estimativa é que R$ 15 milhões sejam repassados para as unidades escolares. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis (UNIÃO BRASIL) e por Thiago Dantas, titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA).

Em entrevista ao BNews, o secretário Thiago Dantas explicou de forma detalhada como funcionará o novo programa que promete levar melhorias para as escolas da capital baiana. "Hoje, o prefeito lança o programa Dinheiro Direto na Escola Soteropolitana, o programa inteiramente financiado com recursos municipais. Já existia um programa de dinheiro direto na Escola Federal, mas um programa muito complexo, um programa que importa, repassa as escolas aproximadamente 8 milhões de reais."

Thiago ainda fez um comparativo com o porgrama oferecido pelo Governo Federal. "Então a prefeitura vem fazer um programa que é praticamente o dobro do programa do governo federal. E esse dinheiro, ele como o próprio nome diz, ele é alocado diretamente na escola. É um grande programa de descentralização de recursos e o cerne do programa é assegurar a autonomia da gestão escolar. Fortalecimento da gestão escolar, dá condições as escolas para que elas possam desenvolver uma série de atividades com capacidade própria de execução."

"Então, enfim, acho que é um grande marco, é um programa que tem um potencial transformador imenso, era uma demanda da rede. Há muito tempo atrás existia um programa chamado Simplifica, que ele tinha a mesma natureza. A gente pegou o Simplifica e deu a ele uma musculatura muito maior, deu uma abrangência muito maior. O programa permite não apenas a aquisição de bens de consumo, mas também de bens permanentes, prestação de serviços, pequenas intervenções nas escolas, também são possíveis a partir da utilização desses recursos, enfim", complementou Thiago Dantas.

O secretário também explicou como vai funcionar o planejmaneto e execução do Programa Dinheiro Direto. "Esse plano é apresentado. É um plano relativamente simples. É mais para efeito de controle. É mais para efeito de se pensar de maneira racional como esses recursos vão ser aplicados."

"E a partir do próximo exercício, assim que abrir o orçamento, faremos três reparses, parcelas quadrimestrais, com as respectivas prestações de contas, para botar esse dinheiro na escola e a toma poder seguir fazendo um trabalho maravilhoso e transformador", concluiu Thiago.

Thiago afirmou que haverá uma fiscalização de como o dinheiro vai ser gasto. "É recurso público, é obrigação do gestor, tanto a partir da secretaria que é responsável pela execução do programa, quanto das escolas, através dos conselhos escolares, que são destinatárias a esses recursos, aplicar bem. A gente está sujeito a prestação de contas de todas as ordens, tanto sociais quanto órgãos de controle." 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp