Educação

Brasileiro de 5 anos entra para clube mundial de superdotados

Arquivo Pessoal
Theo Costa Ribeiro, de 5 anos é o brasileiro mais jovem a entrar no clube mundial de superdotados  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 16/04/2022, às 16h18   Redação BNews



Theo Costa Ribeiro, de 5 anos, que mora na capital de São Paulo, é o brasileiro mais jovem a entrar no Mensa Internacional, clube que reúne pessoas superdotadas. Os testes realizados com o garoto comprovaram que ele tem a capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos.

A criança passou por seis dias de testes de QI que apontaram um resultado de 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil.

Em conversa com o g1, o pai da criança admitiu que, apesar do susto, o fato de o Theo ser uma criança divertida, comunicativa e expressiva é o que os deixa aliviados.

"Foi um susto maior do que a gente imaginava porque ele não é só espertinho ou superdotado. O resultado aponta para um nível de gênio", destacou Ygor Tazinaffo.

Theo estuda em uma escola particular na capital paulista e, após os testes, o menino também teve mudanças no seu dia a dia. Ele adiantou uma série e agora já estuda o segundo ano com crianças entre 7 e 8 anos, devido ao seu desenvolvimento cognitivo.

Leia também:

Segundo o pai do garoto, a outra filha do casal, Lis Ribeiro, de apenas 1 ano e 9 meses já demonstra ter um desenvolvimento muito parecido com a do irmão.

"Quando ela for um pouco mais velha, a gente provavelmente vai ter que fazer o teste com ela também para ver se também se encaixa nesse perfil", disse Ygor.

Até então, Gustavo Saldanha, o menino de São Paulo que com 8 anos que obteve 140 pontos de QI desvio padrão 15, o que equivale a 99,6 de percentil, era a criança brasileira mais nova a conseguir atingir essa marca e entrar para a "irmandade".

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp