Educação

Câmara aprova projeto que cria nova Universidade Federal da Bahia

Imagem Câmara aprova projeto que cria nova Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) agora segue para votação no Senado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/04/2013, às 15h21   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


Na manhã desta quarta-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). O relator do projeto, deputado federal Arthur Maia (PMDB-BA), informou que a votação é terminativa e, por isso, dispensa o pleito em plenário. Desta maneira, o projeto segue diretamente para o Senado.
Maia explicou também que houve uma emenda ao projeto original acatada por ele que cria o campus da cidade de Santa Maria da Vitória. A possibilidade está lastreada pelo estudo da Comissão de Finanças, que garantiu dotação orçamentária suficiente para trazer a Ufob para a cidade. Além disto, o nome original da universidade, que seria “Ufoba”, foi levemente mudado para evitar cacófonos incômodos à comunidade universitária. 
Apesar de ter entrado na última fase de avaliações, o deputado acredita que o projeto ainda tem um caminho a seguir que levará um tempo considerável. A burocracia da transferência do projeto entre as Casas fará com que a Ufob surja no Senado apenas na semana que vem e que, após as análises das comissões temáticas, a votação deverá acontecer ainda este semestre.
A instituição terá campi em cinco cidades: Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, que sediará a reitoria da escola. A Ufob oferecerá 35 cursos e atenderá cerca de 8 mil estudantes da região e também de estados vizinhos. Outra universidade federal que está também às portas da aprovação definitiva é a do Sul da Bahia, que chegou ao Senado antes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp