Educação

Secult apresenta e detalha processo de matrículas 2013 para novos alunos

Divulgação / Ascom-Secult
O secretário João Carlos Bacelar se reuniu com diretores das 426 escolas da rede municipal   |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ascom-Secult

Publicado em 08/01/2013, às 20h04   redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O processo de inscrição dos novos alunos, que começa na próxima sexta-feira (11) foi apresentado e detalhado na tarde desta terça-feira (08), que reuniu diretores das 426 escolas da rede municipal com o secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar, na oportunidade ele falou sobre a Matrícula Informatizada 2013.

A Matrícula Informatizada tem como objetivo assegurar a todo cidadão da Cidade do Salvador o direito constitucional de acesso e permanência à Escola Pública Municipal. A meta para a Secretaria Municipal da Educação é matricular 180 mil alunos em 2013, incluindo os alunos que vão permanecer na rede municipal. A renovação da matrícula dos alunos que já são da rede foi iniciada no dia 26 de dezembro e vai até esta quinta-feira (10). Já na sexta (11) será iniciada a matrícula para os novos alunos e o ano letivo será iniciado no dia 18 de fevereiro.

 “Esse encontro é de extrema importância porque são vocês, gestores, os maiores e verdadeiros sustentáculos da rede municipal e a matrícula será o primeiro contato dos nossos novos alunos com a rede. Não tenho dúvidas que, assim como nos outros anos, o processo de inscrição será tranquilo, ágil e eficaz”, ressaltou o Bacelar. Em 2012 foram realizadas de 30 a 40matrículas por minuto.

O processo de inscrição da rede municipal é completamente informatizado e todas as 426 escolas são postos de matrícula. Sendo assim, os pais ou responsáveis podem se dirigir a qualquer unidade de ensino de Salvador para matricular o filho em qualquer escola. Além disso, as vagas podem ser acompanhadas em tempo real por meio do Mapa Digital da Educação - mapadigitaldaeducacao.salvador.ba.gov.br - ferramenta de gestão pioneira no país, com informações detalhadas de todas as unidades da rede municipal de ensino.

Com a municipalização de nove escolas da rede estadual, a rede municipal começará o ano letivo com 435 escolas. Outra novidade para este ano é que, além das 171 escolas municipais que já são beneficiadas com o programa do governo federal Mais Educação, que amplia a jornada com a realização de atividades no contraturno em que o aluno estuda, três escolas vão oferecer educação em tempo integral.

Confira o cronograma de matrícula:

·         Até 10 de janeiro – Renovação dos alunos da rede
·         11 e 14 de janeiro – Alunos das escolas comunitárias
·         15 a 16 de janeiro – Educação Infantil
·         17 de janeiro – 1º ano do Ensino Fundamental
·         18 e 21 de janeiro – 2º e 3º ano do Ensino Fundamental
·         22 de janeiro – 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
·         23 de janeiro – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
·         24 de janeiro – Segmentos de Jovens e Adultos
·         18 de fevereiro – Início do ano letivo

Informações: Ascom/Secult


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp