Educação

Estudante da rede estadual viaja para representar a Bahia em feira de ciências sem apoio do governo

Arquivo pessoal
Secretaria da Educação disse que estudante optou por apoio do governo em outro evento, realizado no mês de agosto  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 10/10/2019, às 16h56   Redação BNews



Um estudante do Colégio Estadual da Bahia Central, Jackson Freitas, de 18 anos, denunciou que não recebeu apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para representar o estado na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologias (Fenecit), que acontece em Olinda, Pernambuco, nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10).

Segundo Jackson, ele teria gasto R$ 1.600 do próprio bolso para participar do evento, que reúne 160 projetos de estudantes de 14 estados brasileiros e cinco países da América Latina. 

De acordo com o estudante, ele levou dois anos para construir uma miniusina de compostagem através de materiais recicláveis, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), que fica dentro do Colégio Central, no bairro de Nazaré, em Salvador.

“Recebi ajuda dos meus professores para participar desta feira, no qual fui finalista. A Secretaria de Educação só diz que não tem verba. Isso me deixa muito triste, pois estou há dois anos trabalhando nesse projeto, que é de grande importância para a sociedade”, lamentou o estudante, em entrevista ao BNews.

“Um dos grandes problemas do Brasil é o lixo e esse projeto tira o lixo do meio ambiente e transforma em adubo com uma composteira de garrafa pet”, explicou.

Em agosto desse ano, Jackson participou da IV Mostra Científica do Cariri (Mocica), em Juazeiro do Norte, na Bahia, com o mesmo projeto, e recebeu ajuda do governo no pagamento das despesas com hospedagem.

Em nota, a Secretaria da Educação disse que o apoio financeiro para participação na Mocica e não na Fenecit foi uma opção do estudante. “A Secretaria estimula a iniciação científica dos estudantes em todas as escolas e apoia a participação dos estudantes em eventos científicos, observando o saldo orçamentário, a relevância do evento e trabalhos de autoria ou coautoria de estudantes”, disse o órgão, acrescentando ainda que, neste evento, custeou a participação das estudantes Kaylane Nunes Sales, Tiffany Lorrany Silva, e da professora Dinorá Santos Dias, do Colégio Estadual Eurides Santana, situado no município de Poções, na região sudoeste da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp