Educação

Diretora da UNE afirma que governo quer formar "sociedade conservadora"

Vagner Souza // BNews
"Acho que existe um projeto em curso no país e é um projeto ideológico", disse diretora da UNE  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza // BNews

Publicado em 15/05/2019, às 10h37   Marcos Maia



Presente no ato contra o corte nas universidades brasileiras, a estudante e diretora da UNE Nágila Maria concedeu entrevista ao BNews e falou sobre o papel da entidade. "A UNE historicamente defende os interesses dos estudantes e da população brasileira. Em outro momento, na década de 90, as universidades foram atacadas. Sempre em tempo de governos conservadores as universidades são atacadas, porque aqui é o local de pensamento e formação crítica, e para o governo isso não é interessante", disse.
"A gente conseguiu mudar a universidade brasileira. O retrato da universidade em 2019 não é o retrado das universidades na década de 90, quando tínhamos uma unisrsidade elitizada, onde só filhos de rico conseguiam entrar. O ministro disse recentemente que a universidade tem que voltar a entender os interesses da elite. Temos enfrentado essa lógica, a gente precisa é democratizar mais o acesso, e não o contrário", explicou.
Segundo Nágila, o Brasil está vivendo um momento caótico "porque nem o governo federal e nem o minstro da educação sabem o que estão falando". Ao final da entrevista, a diretora da UNE destacou: "acho que existe um projeto em curso no país e é um projeto ideológico. O governo quer impor na sociedade brasileira uma formação, eles querem formar uma sociedade conservadora".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp