Educação

MEC reafirma que estudantes que ocupam escolas devem sair hoje

Publicado em 31/10/2016, às 12h23   Redação Bocão News



Os estudantes têm até o fim desta segunda-feira (31) para desocupar as escolas que servirão de locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, informou o Mistério da Educação (MEC).
O exame ocorre neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país. As ocupações em diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.
No dia 19 de outubro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que havia 181 escolas do país ocupadas que poderiam comprometer a realização do Enem para 95 mil alunos participantes. Na ocasião, Mendonça disse que se essas escolas não fossem desocupadas, esses alunos não fariam o Enem nos dias 5 e 6 de novembro, mas, sim, em outra data não divulgada. Apesar de o MEC ter afirmado que o Inep iria atualizar os dados na quarta-feira (26), nenhum novo balanço foi divulgado.
O MEC diz que, caso as provas precisem se reaplicadas posteriormente, os custos da aplicação da prova (cerca de R$ 90 por aluno) serão cobrado judicialmente de alunos e entidades que sejam identificados como responsáveis pelas ocupações. Considerando o único balanço divulgado, o custo para aplicar a prova em uma nova data para os afetados pelas ocupações seria R$ 8 milhões, segundo o ministério.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp