Economia & Mercado

Terceirização de serviços de Inteligência Comercial pode ser saída para negócios; entenda

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Terceirização com foco em B2B oferece tecnologia e equipes especializadas  |   Bnews - Divulgação Marvin Meyer / Unsplash
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 07/05/2024, às 05h30



Tornar o negócio competitivo exige que as empresas estejam atentas aos movimentos do mercado e às respostas dos clientes sobre soluções e produtos oferecidos. Chamada de Inteligência Comercial, a análise de toda a cadeia interna e externa de vendas e marketing auxilia as companhias a definirem estratégias mais assertivas.

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De acordo com especialistas, em alguns casos, a implementação desse processo se torna cara, pois demandaria a montagem de um novo departamento, por exemplo. Por isso, a terceirização e a automatização desse tipo de serviço tende a ser a solução mais acessível para os empreendedores. 

Juliano Dias, CEO da Meetz, startup brasileira que oferece soluções de prospecção e de sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B, explica que a aplicação da Inteligência Comercial precisa de um olhar além da área comercial tradicional.

“Isso porque esse departamento fica responsável por uma visão 360º das estratégias e precisa de uma avaliação detalhada dos dados sobre: funil de vendas, satisfação de cada produto ou serviço, atração e segmentação de novos clientes, e o pós-venda. Para as empresas que não têm essa estrutura, teria uma complexidade e investimento de tempo no treinamento, gestão e acompanhamento desses profissionais”, complementa.

De acordo com o CEO, existe muita tecnologia para a análise de dados, que além de mais detalhada, oferece mais agilidade. Outro ponto é que as empresas que oferecem esse tipo de serviço ofertam times especializados para a avaliação e montagem das estratégias.

“Na Meetz, por exemplo, além do sistema de dados e análises, nós já temos uma equipe de consultoria especializada em Inteligência Comercial para tirar todas as dúvidas dos clientes e auxiliar na aplicação das metas”, explica Juliano. 

Hoje é comum que as empresas do ramo de tecnologia terceirizem processos para outras empresas. Segundo o relatório Funder Overview, da holding de venture capital ACE em parceria com o BHub, cerca de 76% das startups brasileiras oferecem soluções ou produtos B2B.

O estudo aponta também que a maioria dos entrevistados, aplica o modelo “Software as a Service” (SaaS), 52%. Já no setor de prospecção e inteligência comercial, a Meetz estima que o mercado endereçável de prospecção seja de aproximadamente 15% das empresas ativas no país, ou aproximadamente 3,5 milhões de negócios.

“A área comercial é ampla e precisa de um olhar estratégico para tornar um negócio competitivo no mercado de interesse. Por isso, além de enxergar as oportunidades de prospecção, as análises bem detalhadas e o conhecimento aprofundado do mercado são essenciais para esse processo. Vemos que temos um mar aberto de possibilidades para o crescimento desse mercado”, disse Dias. 

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