Economia & Mercado

Sócia da J&F na Eldorado contrata Doria como ‘advisor’, diz jornal

Wilson Dias / Agência  Brasil
Bnews - Divulgação Wilson Dias / Agência Brasil

Publicado em 18/10/2022, às 09h54 - Atualizado às 09h54   Redação



A Paper Excellence (PE), que há quatro anos trava disputa judicial com a sócia J&F Investimentos pelo controle da produtora de celulose Eldorado, contratou o ex-governador de São Paulo, João Doria, como “advisor”. As informações são do jornal O Valor. A mudança acontece após a empresa ter chamado o  ex-presidente Michel Temer para assessorá-la juridicamente.

Fontes próximas à PE relataram para reportagem que, do empresário indonésio Jackson Wijaya, o contrato firmado com a D. Advisors Ltda, que tem Doria e seu filho como sócios, tem por objetivo a prospecção de novos negócios. A missão seria buscar ativos de celulose e papel disponíveis para compra no país. A PE tem crescido por meio de aquisições. Em julho, acertou comprar a canadense Resolute Forest Products, a terceira desde que assinou contrato com a J&F, em 2017.

Já a assessoria do ex-governador, ao ser questionada sobre a possibilidade de a consultoria ter sido contratado para buscar um acerto entre PE e os irmãos Batista, donos da J&F, informou que Doria foi contratado para “avaliar e orientar a Paper Excellence”, mas não necessariamente “para fazer qualquer tipo de acordo”.

Pelo cadastro junto à Receita Federal, a D. Advisors foi formalmente constituída há dez dias. A informação sobre a contratação de Doria pela PE já tinha sido antecipada pelo colunista Lauro Jardim, de “O Globo”.

Duas fontes ouvidas pelo jornal detalham que Doria chegou a procurar Wesley Batista, com quem mantém amizade de longa data, para informá-lo sobre a prestação de serviços à PE, que é dona de 49,41% da Eldorado por meio da CA Investment (Brazil).

Contudo, as fontes dizem que um acordo parece improvável. De um lado, os Batista se recusam a conversar com qualquer outro interlocutor que não seja o próprio Jackson Wijaya sobre um armistício. Do outro, a PE tem dito que já venceu uma arbitragem e não existe uma proposta da J&F para encerrar o conflito - o empresário indonésio, por sua vez, rejeita novo encontro com os irmãos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp