Economia & Mercado

Sindicato ainda não teve resposta da ANP sobre interrupção do fornecimento de combustível para navios de grande porte

Divulgação
Petrobrás deixou de fornecer o chamado "bunker" para Baía de Todos os Santos no último dia 1º de dezembro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/12/2021, às 14h10   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Sindicato das Agências de Navegação da Bahia (Sindinave) ainda não teve uma resposta da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sobre pedido de esclarecimentos feito na última quarta-feira (8) a respeito da interrupção do fornecimento de óleo combustível destinado ao abastecimento de navios de grande porte - o chamado de bunker - na Baía de Todos os Santos (BTS).

A reportagem teve acesso a uma cópia do documento destacando que a Petrobrás efetivamente deixou de fornecer o bunker no último dia 1º de dezembro (quarta-feira). Por telefone, o diretor executivo do sindicato, Gonzalo Francisco Martinez confirmou a veracidade do material e informou que até o momento o sindicato não teve retorno da ANP.

O documento assinado pelo presidente da entidade, Carlos Roberto Breschi, compartilha com a agência o insucesso do Sindinave nas tentativas de contato com a nova operadora da Refinaria Mataripe - ou com o terminal marítimo - para tratar sobre o tema, e adverte sobre os transtornos ocasionados pela escassez do combustível.

O sindicato cita a falta de perspectiva sobre quando e como a situação será normalizada, e requer que a agência esclareça se o serviço será restabelecido - como e quando. Solicita também que, se possível, o atual cenário não se prolongue por mais tempo, uma vez que a situação tem gerado - e seguirá gerando - uma série de transtornos.

A entidade cita problemas para os navios que demandam os portos da Baía, e destaca que a falta de fornecimento do bunker provocará cancelamentos, dificuldades de agendamento de navios não regulares para transporte de carga destinadas, entre outros infortúnios.

"[...] Principalmente para exportação, não deixado de mencionar os navios na cabotagem (BR do Mar), de vital importância, forçando os mencionados navios a procurar portos alternativos, o que redundará no consequente aumento dos fretes, além dos transtornos pois muitos navios já tem programada sua escala na mencionada BTS e que de forma abrupta veem se interromper um serviço de fundamental importância", destaca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp