Economia & Mercado

Semana de quatro dias de trabalho tem aumento de produtividade e redução no estresse após testes

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Iniciativa de quatro dias de trabalho apontou resultados positivos tanto para empresas quanto para colaboradores  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 01/05/2024, às 11h09   Cadastrado por Daniel Brito



Depois de três meses de testes, a 4 Day Week Brazil, iniciativa que colocou em prática a semana de quatro dias de trabalho, apontou resultados positivos tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Segundo os dados, 61,5% das companhias que adotaram a ideia tiveram melhoria na execução de projetos. Em 58,5%, houve mais criatividade na realização das atividades. Em 44% dos casos, houve ainda melhora na relação com os gestores.

As melhorias ultrapassaram o ambiente corporativo, de acordo com o estudo: 78,1% tiveram aumento na disposição para momentos de lazer com amigos ou em família;
57,9% afirmam que conseguem conciliar melhor a vida pessoal e a profissional; e 50% reduziram os sintomas de insônia.

62,7% dos indivíduos relataram redução de estresse no trabalho e 64,9% não se sentiram desgastados no final do dia. Outros 56,5% responderam que não estão frustrados como antigamente e 28,6% dos participantes disseram que não mudariam de emprego para trabalhar cinco dias por semana por nenhum salário.

O projeto-piloto da semana de 4 dias no Brasil teve a participação de 21 empresas, que possuem sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas (SP) e Porto Alegre dos segmentos de saúde, jurídico, comunicação, tecnologia, alimentação e entretenimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp