Economia & Mercado

Privatização da TAP é disputada por três grandes empresas; saiba quais

Divulgação / TAP
Capitais do Nordeste serão beneficiadas com privatização da TAP  |   Bnews - Divulgação Divulgação / TAP

Publicado em 29/09/2023, às 10h51 - Atualizado às 11h12   Cadastrado por Verônica Macêdo



Privatização da TAP Air Portugal é disputada por três grandes empresas, após aprovação do Governo de Portugal, em Conselho de Ministros, de um decreto que determina as regras para a desestatização.

Uma das principais especificações, segundo jornal O Globo, é que “a companhia seja negociada por venda direta a um grupo privado, que atue no segmento ou seja líder de um consórcio de empresas”.

Três grandes marcas disputam a compra da TAP. São elas: o consórcio IAG (British Airways-Iberia), a Air France/KLM e a alemã Lufthansa.

Uma coisa é certa:  as capitais do Nordeste serão beneficiadas com a privatização da TAP não só pelo aumento de voos e pela expansão das rotas, como também pelo aquecimento do mercado Europa/Nordeste, favorecendo, assim, companhias que já operam a rota, a exemplo da Air Europa, em Salvador, e da Air France, em Fortaleza”, como destaca a reportagem.

Vale salientar que o governo português vai negociar, no mínimo, 51% do total do capital que adquiriu em 2020, mas não descarta vender 95% do capital.  Outros 5% serão reservados para os trabalhadores. A comercialização quase integral não foi descartada. Estima-se que a companhia aérea valeria cerca de 1 bilhão de euros, segundo O Globo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp