Economia & Mercado

Mercado: EUA aponta aumento de qualificação de profissionais brasileiros no país; entenda

Divulgação / Pixabay
Brasileiros despontam como profissionais de setores-chave para economia norte-americana  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 03/05/2024, às 05h30 - Atualizado às 08h16



Dados divulgados pelo Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS) mostraram uma transformação no perfil de imigrantes brasileiros que buscam oportunidades no país. O levantamento, referente ao primeiro trimestre fiscal de 2024, apresenta um panorama promissor, evidenciando o crescente número de brasileiros qualificados e bem-sucedidos na carreira que estão escolhendo os EUA como destino para seus projetos.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

“A chegada de novos imigrantes qualificados está sendo incentivada pelo governo norte-americano. Esse profissional tem sido fundamental para a criação de empregos e para preencher muitas vagas que exigem conhecimento técnico e formação acadêmica, como saúde, tecnologia, aviação, engenharia, logística, educação, etc. Só para este ano, o governo anunciou a disponibilização de 161 mil Green Cards de trabalho no ano fiscal de 2024, incluindo os vistos EB-1, EB-2 e EB-3, colocados à disposição para profissionais estrangeiros qualificados por suas carreiras, ofertas de emprego ou capacidade de investimento no país”, explica o advogado de imigração da Gondim Law Corp, situada na Califórnia, João Mateus Loyola. 

As informações do USCIS apontam um crescimento expressivo de brasileiros com alta escolaridade e experiência em áreas estratégicas, como tecnologia, engenharia, saúde e negócios. De acordo com Loyola, esse movimento tem sido impulsionado pela busca por melhores oportunidades de carreira e salários mais compatíveis com suas qualificações nos EUA.   

Outro indicador dessa mudança de perfil é o aumento considerável no número de aplicações para o visto EB-2 entre brasileiros. “Esse visto é destinado a profissionais com habilidades excepcionais ou a indivíduos que possuem conhecimentos específicos de grande interesse para os EUA”, diz Loyola.   

Em 2017, quando o caso Dhanasar abriu caminho para maiores taxas de aceitação do visto EB-2 para brasileiros, o número de solicitações era de apenas 635. Já até o final de 2023, segundo dados da USCIS, esse número saltou para 6.866. Apenas no primeiro trimestre de 2024, foram registradas 2.292 aplicações.  

Sobre o caso Dhanasar

 O "Caso Dhanasar", como é conhecido, refere-se a uma decisão jurídica significativa nos EUA que impactou as políticas de imigração relacionadas ao visto de preferência EB-2 e estabeleceu um novo padrão para a análise das solicitações dessa modalidade. Esse caso foi responsável por substituir o Teste do Interesse Nacional pelo Teste de Mérito.  

Loyola analisa que se esse ritmo se mantiver, é provável que o número total de solicitações para o ano de 2024 atinja um recorde histórico para o Brasil. Ainda segundo o advogado, essa mudança no perfil dos brasileiros que vieram morar nos EUA em anos recentes, especialmente nos últimos seis anos, período em que determinadas categorias de vistos americanos e green cards, que permitem residência legal no país, se tornaram mais conhecidas no Brasil. 

De acordo com dados coletados em 2023 pela Gondim Law Corp, escritório de direito imigratório sediado em Los Angeles, cerca de 75% dos brasileiros que buscam serviços de vistos de trabalho temporário ou green card para morar nos EUA tem, ao menos, uma graduação completa (bacharelado). O escritório ainda aponta que cerca de 40% de seus clientes possuem entre 30 a 45 anos, e que 60% são casados e têm filhos pequenos ou adolescentes. 

Entre os profissionais que mais buscam o trabalho da Gondim Law atualmente estão: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, pilotos de avião, engenheiros, profissionais de Tecnologia, educação e empresários. Não coincidentemente, todas estas profissões são as que hoje estão mais em falta nos EUA, de acordo com o BLS (Bureau of Labor and Statistics). 

Como funcionam os EB-1, EB-2 e EB-3? 

As modalidades do EB são uma categoria de vistos de imigração dos Estados Unidos destinados a profissionais com habilidades excepcionais, trabalhadores com capacidade singular em artes e ciências, ou profissionais com doutorado. Para o EB, existem as seguintes subcategorias EB-1, EB-2 e EB-3, cada uma com seus próprios requisitos e critérios de elegibilidade. 

O EB-1 é destinado a indivíduos com reconhecimento internacional em áreas como ciência, pesquisa, negócios, artes e atletismo. Essa categoria é dividida em três subcategorias:  o EB-1A é destinado para indivíduos com habilidade extraordinária em suas áreas; o EB-1B são para as pessoas com habilidades excepcionais em pesquisas ou negócios; e o EB-1C é voltado para atletas, artistas e outros profissionais de entretenimento. 

Para essa modalidade de visto, os interessados precisam seguir alguns requisitos básicos como, por exemplo, evidenciar reconhecimento internacional em sua área de atuação, publicações, prêmios e outras conquistas relevantes, e uma carta de convite de uma organização americana ou prova de autopetição. 

O EB-2 é direcionado aos trabalhadores com habilidades excepcionais em áreas como ciência, pesquisa, negócios, artes e profissões com requisitos de mestrado ou doutorado.  Os requisitos para se qualificar para o EB-2 são: diploma de bacharel ou superior, experiência profissional relevante, evidências de habilidades excepcionais em sua área de atuação e oferta de emprego de um empregador americano. 

Nesta categoria também entra o EB2-NIW, no qual não é necessário um empregador, mas é necessário cumprir três critérios adicionais estabelecidos no caso Dhanasar, que são:  demonstrar que o seu projeto de trabalho tem mérito substancial e importância nacional; comprovar que está bem-posicionado para promover o projeto proposto; e  comprovar que a isenção de oferta de trabalho e de certificação de trabalho trará evidentes benefícios para os EUA. 

Já o visto EB-3 é para profissionais, técnicos e trabalhadores em diversas áreas, com requisitos de educação, experiência ou treinamento específicos. Essa categoria é dividida em três subcategorias: profissionais; trabalhadores qualificados e trabalhadores não qualificados. Os requisitos para essa subcategoria são o diploma de bacharel ou treinamento específico na área de atuação, experiência profissional relevante e oferta de emprego de um empregador americano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp