Economia & Mercado

Paulo Guedes critica FMI e questiona se analistas vieram 'jogar futebol' e 'comer feijoada'

Dinaldo Silva/BNews
Em junho do passado, no auge dos estragos econômicos provocados pela pandemia do coronavírus, o FMI previu uma queda de mais de 9% para o PIB brasileiro  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou as previsões econômicas realizadas pelos técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI). A afirmação foi feita em coletiva nesta segunda-feira (26), em Salvador.

“A estrutura da economia mudou. E os analistas seguem com aquele modelo antigo. E esse é um dos principais erros que os economistas estão cometendo no Brasil. [...] essa foi a humilde observação que fiz quando o FMI chegou aqui e disse que o Brasil ia cair 9%. Eu falei assim: olha, houve uma  mudança de regime e vocês não têm capacidade de prevê. Vocês estão fazendo uma previsão para afundar o barco, sem capacidade técnica. Aí quando foi o final do ano eles erraram muito. E nós não temos nenhum problema com o FMI. Mas eu falei: 'o que vocês estão fazendo aqui? futebol é legal, gostar de comer uma feijoada, então não tem nada [os analistas do FMI] para fazer aqui. Pode ir embora. Amistosamente, eu dispensei. Para cometer um erro desses, prefiro que cometam lá fora", disse Paulo Guedes.

O ministro afirmou que em junho do passado, no auge dos estragos econômicos provocados pela pandemia do coronavírus, o FMI previu uma queda de mais de 9% para o PIB brasileiro. A previsão do Fundo se revelou bem mais pessimista, mas a economia brasileira não escapou de um tombo histórico: o PIB do país recuou 4,1%. Para este ano, o FMI estimou que o PIB do Brasil deve crescer 5,2%, número acima da projeção de alta de 4,65% feita pelos pelos analistas no último relatório Focus, do BC.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp