Economia & Mercado

Exportação: Brasil tem 10 barreiras comerciais ligadas ao ESG; entenda

Claudio Neves
Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia, juntos, responderam por 27% das exportações brasileiras no primeiro semestre  |   Bnews - Divulgação Claudio Neves

Publicado em 28/04/2023, às 19h13   Cadastrado por Rafael Abbehusen



A exportação de produtos brasileiros historicamente enfrenta problemas com barreiras sanitárias e regulamentos técnicos, que limitam o comércio internacional. Porém, um novo tipo de problema tem ganhado força.

O ESG, sigla em inglês para critérios ambientais, sociais e governamentais, tem sido uma grande barreira comercial, pricipalmente nos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia (UE). Juntos, os três destinos responderam por 27% das exportações do Brasil no primeiro trimeste, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com 19 entidades empresariais registrou um total de 10 barreiras comerciais relacionadas ao ESG. Além disso, outras 67 foram qualificadas e notificadas ao governo brasileiro.

Diversos exemplos podem ser encontrados, como em casos registrados em olarias. O Departamento do Trabalho dos EUA incluiu todo o setorde revestimentos cerâmicos do Brasil na lista de produtos ligados ao uso de mão de obra infantil ou forçada. O setor de vestuário foi incluído na mesma lista.

Outro exemplo, os EUA avaliam uma medida "antidesmatamento"que pode vir a desestimular todas as importações originárias de determinado país. Além disso, um mecanismo relacionado à taxação de carbono está sendo implantado na Europa e poderá servir de restrição disfarçda ao comércio.

A gerente de comércio e integração internacional da CNI, Constanza Negri, diz que o surgimento desse tipo de barreira faz parte de um processo no âmbito internacional, principalmente na UE, que visa proteger o consumidor e se preocupar com a sustentabilidade.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp