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Entenda como canais de denúncia influenciam na cultura organizacional da empresa

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Canais de denúncia se consolidam como ferramenta para promover cultura de responsabilidade, transparência e ética  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 10/05/2024, às 18h00



cultura organizacional é a soma das interações, sentimentos, percepções e comportamentos compartilhados pelos colaboradores dentro de uma empresa. Ela reflete os propósitos, ações e valores que guiam a organização ao sucesso.

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Nesse contexto, o canal de denúncias desempenha um papel crucial ao promover um ambiente de trabalho íntegro. Ele atua preventivamente na identificação e resolução de problemas que possam afetar o clima organizacional e o engajamento dos colaboradores.

“O objetivo principal do canal é fornecer um meio seguro e confidencial para que as pessoas possam relatar condutas antiéticas, ilegais ou inadequadas dentro da organização, sem medo de retaliação”, destaca Marcelo Erthal, CEO e fundador da clickCompliance.

Diversas legislações brasileiras não só recomendam, como impõem a implementação de um canal de denúncias nas instituições. Um exemplo é a Lei 14.457/22, que tornou obrigatório que as empresas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) disponham de um canal de denúncias.

Para garantir uma implementação bem-sucedida desses canais, as instituições devem seguir algumas práticas recomendadas, tais como:

garantir a confidencialidade;

fornecer treinamento adequado para funcionários;

disponibilizar que as denúncias possam ser feitas anonimamente;

assegurar que as denúncias sejam tratadas de forma justa e imparcial.

Ao analisar e tratar as denúncias recebidas, as empresas podem identificar áreas problemáticas e implementar as mudanças necessárias para resolver questões e evitar recorrências no futuro. Isso transmite uma mensagem clara de que comportamentos antiéticos não serão tolerados, enfatizando a responsabilidade de todos em manter altos padrões de conduta.

“A implementação de um canal de denúncias é uma ferramenta essencial na transformação e fortalecimento da cultura organizacional. Ao proporcionar um ambiente seguro para relatar comportamentos inadequados, a ferramenta não apenas identifica problemas precocemente, mas também reforça o compromisso da organização com a promoção de um local de trabalho saudável”, conclui Erthal.

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