Economia & Mercado

Banco Interamericano de Desenvolvimento será comandado por brasileiro

Marcos Ramos
Pela primeira vez na história um brasileiro estará no comando da instituição fundada em 1959  |   Bnews - Divulgação Marcos Ramos

Publicado em 20/11/2022, às 12h45   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) será comandado pela primeira vez na história por um brasileiro. O economista Ilan Goldfajn — ex-presidente do Banco Central (BC) e diretor licenciado do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI) — foi eleito presidente neste domingo (20). Ele venceu em primeiro turno, com o equivalente a 80% dos votos.

Fundando em 1959, o BID é responsável por gerir uma carteira com 616 projetos ativos em 27 países, com investimentos que somam US$ 56,2 bilhões. O Brasil é o país com a maior carteira de projetos do BID, com 82 projetos em andamento, à frente da Argentina (75), Paraguai (41) e Uruguai (38).

O BID já foi chefiado por um chileno, um mexicano, um uruguaio, um colombiano e, mais recentemente, pelo americano Mauricio Claver-Carone. Ilan foi indicado para o cargo pelo atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a enfrentar a resistência de parte dos assessores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp