Economia & Mercado

Banco Central dos Estados Unidos mantém taxa de juros inalterada; saiba mais

Divulgação / Pixabay
Referencial de juros continua na faixa de 5,25% a 5,50%  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 20/09/2023, às 15h33   Cadastrado por Bernardo Rego



Em reunião realizada nesta quarta-feira (20), o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), manteve os juros inalterados em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Este é o maior nível de taxas desde 2001.

A decisão já era esperada pelo mercado e aconteceu após o comitê ter elevado a taxa básica do país em 0,25 ponto percentual em sua última reunião, em julho.

Apesar da manutenção, os dirigentes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) indicaram que uma nova alta pode acontecer até o final do ano, dando sinais de que a política monetária mais restritiva também deve se estender para 2024.

Em comunicado, o Fed informou que continuará a avaliar informações adicionais sobre a economia e suas implicações para a política monetária norte-americana, reforçando que o comitê está "preparado" para ajustar a orientação dos juros caso "surjam riscos que possam impedir" a convergência da inflação dos EUA para a meta de 2%.

No cenário macroeconômico, os efeitos dos juros altos nos Estados Unidos também se refletem no longo prazo, indicando uma tendência de desaceleração econômica global, já que empréstimos e investimentos também ficam mais caros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp