Economia & Mercado

Bahia segue como vice-líder em investimentos públicos e conquista Capag A

Indicadores asseguraram a conquista da nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) - Divulgação | Sefaz
Bnews - Divulgação Indicadores asseguraram a conquista da nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) - Divulgação | Sefaz
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 28/11/2023, às 15h35 - Atualizado às 16h02


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia se manteve como vice-líder em investimentos públicos em 2023, atrás apenas de São Paulo. Os números foram apresentados nesta terça (28), pelo secretário da Fazenda do Estado (Sefaz), Manoel Vitório, durante audiência pública sobre as finanças estaduais na Assembleia Legislativa.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a Sefaz, o governo baiano também vem preservando indicadores de gestão, como o baixo endividamento, que asseguraram a conquista da nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para a Capacidade de Pagamento (Capag A), conferida aos entes da Federação com as melhores condições financeiras.

A gestão estadual também segue sendo superada apenas pelo paulista se considerada a soma dos investimentos que vêm sendo realizados desde 2015. Em termos proporcionais, no entanto, os números da Bahia são melhores, já que o orçamento de São Paulo é cinco vezes maior.

Os números apresentados na audiência pública demonstram isso: nos dois primeiros quadrimestres de 2023, período encerrado em agosto, a Bahia registrou R$ 5,1 bilhões em investimentos, ante R$ 8,7 bilhões do líder São Paulo.

“Os investimentos vêm mantendo o ritmo nestes meses finais do ano. Bom lembrar que são recursos destinados a despesas de alta qualidade que atendem às demandas da população e visam à garantia de maior bem-estar para os baianos”, afirmou o secretário Manoel Vitório.

Ele observou que os maiores volumes de investimentos vem sendo destinado às áreas sociais (Saúde, Educação e Segurança Pública) e de infraestrutura (infraestrutura rodoviária, mobilidade urbana, infraestrutura hídrica).

As obras incluem, por exemplo, novas escolas de tempo integral, hospitais, policlínicas, equipamentos para as polícias, rodovias, obras de mobilidade e de abastecimento de água.

“Temos seguido rigorosamente a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, que ao assumir o cargo estabeleceu a necessidade de haver disponibilidade de recursos para atendimento dos anseios da população via investimentos, ao mesmo tempo em que deve ser assegurada a preservação da saúde das contas públicas, com o foco no equilíbrio fiscal” afirmou Vitório.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp