Economia & Mercado

Agência DBRS eleva notação de crédito do Brasil; saiba detalhes

Divulgação / Pixabay
Movimento acontece após atualização semelhante de crédito da Fitch  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 28/07/2023, às 15h36 - Atualizado às 15h46   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Agência de classificação de risco DBRS Morningstar elevou a nota de crédito do Brasil de BB(low) para BB, com perspectiva estável. Movimento semelhante foi feito pela Fitch Ratings, na última quarta-feira (26), que destacou haver um “desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado”.

DBRS Morningstar e Fitch Ratings estão entre as maiores agências de classificação de notação e risco de crédito global, ao lado da Standard & Poor's e da Moody's.

"A atualização da classificação reflete, principalmente, a diminuição dos riscos para as perspectivas fiscais”, destaca a DBRS em comunicado oficial.

Duas ações que contribuem para a redução de riscos no campo fiscal foram explicitadas pela agência em seu relatório. "Primeiro, as medidas implementadas para incrementar as receitas públicas. Em segundo, o novo arcabouço fiscal, que disciplinará a trajetória fiscal no médio prazo e levará as contas públicas para um resultado primário de 1% do PIB em 2026", pontua o documento.

A DBRS também sinaliza potencial crescimento do PIB real em torno de 2%. "A reforma de impostos sobre valor adicionado, que está em curso no Congresso Nacional, trará um efeito positivo para esse avanço ao trazer ganhos de eficiência para o país", esclarece o relatório.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp