Economia & Mercado

Homem declarado morto no México se elege prefeito

Publicado em 12/07/2013, às 21h30   Redação Bocão News (Twitter: bocaonews)



Leninguer Raymundo Carballido Morales foi eleito no último domingo (7) o novo prefeito da cidade de San Agustín Amatengo, no estado mexicano de Oaxaca. Porém, oficialmente, ele está morto desde 2010. O caso foi denunciado por autoridades do país após findado o pleito.
Naquele ano, Morales foi processado e estava sendo investigado pela polícia por acusação de estupro coletivo ocorrido no distante ano de 2004. Para escapar das acusações, a família do homem forjou um documento que o declarava morto por coma diabético e, portanto, as autoridades arquivaram o processo. Mesmo assim, Morales se candidatou a prefeito na cidade e, para isso, usou apenas seu sobrenome.
No dia do pleito, ele venceu a concorrência por pequena margem de votos, mas a história veio a público com a divulgação de seu certificado de óbito e todos se declararam surpresos. De acordo com seu partido, o falso morto enganou o diretório local e se filiou á sigla usando documentos falsos. As investigações foram reabertas, mas como ainda não foram concluídas, ele pode ser empossado prefeito. A procuradoria do estado, porém, declarou que fará de tudo para prendê-lo caso ele tome posse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp