Economia & Mercado

Gabrielli entrega previsão orçamentária otimista para votação na Assembleia

Imagem Gabrielli entrega previsão orçamentária otimista para votação na Assembleia
Projeto foi recebido pelo presidente Marcelo Nilo e deve ser apreciado até 30 de junho   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/05/2013, às 18h48   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)



O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi entregue pelo secretário estadual do Planejamento José Sérgio Gabrielli (PT) ao presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo na tarde da última terça-feira (15). A estimativa de crescimento da Bahia em 2013 é de 2,5% e em 4,4% em 2014.

O presidente do Legislativo encaminhou a matéria para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois a aprovação do colegiado o projeto segue para outro, o de Finanças e Orçamento. Após o trâmite nas comissões será levado ao plenário. A votação final deve acontecer no dia 30 de junho, sendo este o último compromisso parlamentar antes do recesso do primeiro semestre.

No documento oficial, Gabrielli aponta os investimentos públicos em infraestrutura, obras de mobilidade urbana e moradias, além da consolidação de investimentos industriais e a realização dos jogos da Copa do Mundo como propulsores do desenvolvimento do estado. Contudo, pondera que o desempenho não será melhor em 2013 por conta do prolongamento da estiagem no território baiano. De acordo com o comunicado, projeta-se uma redução de 10% no PIB agropecuário.

Por outro lado, o secretário acredita na efetivação de obras de infraestrutura logísticas, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul para alavancar o estado em 2014. No entanto, vale ressaltar que a Valec, empresa responsável pela ferrovia, estabeleceu dezembro de 2014 como meta para entregar a primeira etapa da Fiol. A parte baiana do equipamento deve ser concluída, conforme divulgado, apenas no final de 2015. Mas, a experiência recente coloca em dúvida todos os prazos.

Para Gabrielli, “os investimentos privados também poderão ser intensificados, decorrentes das condições de financiamento, desoneração tributária e da folha de pagamentos e estoques ajustados”. Caso se confirme, a demanda continuará se expandindo, mesmo que em velocidade menor.

No cenário nacional, a previsão de crescimento da economia brasileira é de 3% em 2013 e 3,5% em 2014. No ano passado, o resultado foi abaixo do esperado, com crescimento discreto de 0,9% do PIB. A Bahia teve resultado melhor em 2012. O estado mostrou um significativo crescimento do PIB na ordem de 3,1%.


Nota originalmente postada às 12h do dia 15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp