Economia & Mercado

Porto de Salvador é o mais eficiente do Norte/Nordeste

Imagem Porto de Salvador é o mais eficiente do Norte/Nordeste
Apesar dos problemas estruturais, ele foi considerado o quarto em eficiência, custo e tempo de espera  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/12/2010, às 07h48   Redação Bocão News



Apesar dos problemas estruturais do Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon Salvador S/A), ele foi considerado o mais eficiente do Norte/Nordeste e o quarto do país em eficiência, custo e tempo de espera, segundo um estudo elaborado pelo Instituto de Pós-Graduação (Cooppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Porto de Salvador - único na Bahia voltado para o transporte de cargas através de contêineres alcançou - em outubro último a maior movimentação de unidades de contêineres desde a sua implantação, há dez anos. Foram 139.215 contêineres movimentados nos dez primeiros meses do ano, de janeiro a outubro contra 117.282 unidades no mesmo período de 2009.

O Tecon, ainda segundo a pesquisa, tem preços e tempo de espera para atracação 37% inferiores ao de seu principal concorrente, o Tecon Suape, 10º colocado no ranking. “O ranking mostra o significado real da nossa atuação nesse segmento e ajuda a dissipar alguns mitos. A operação com contêiner é a nossa operação principal e está ao lado do que há de melhor na economia baiana”, avalia o presidente da Codeba, José Rebouças.

De acordo como diretor-executivo do Tecon da capital baiana, Demir Lourenço Júnior, a companhia solicitou desde 2005 o aval para ampliação do terminal, mas só este ano foi concedido.

“A situação é tão esdrúxula que a área que foi anexada ao terminal estava ociosa e sem qualquer geração de receita para a Codeba. Mas, mesmo assim, entre 2007 e 2010 fizemos investimentos superiores a US$ 10 milhões”, conta Lourenço.

Informações do jornal da Metropóle

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp