Economia & Mercado

Segundo maior comprador de carne brasileira suspende exportação de frango

ANPr/ SINDIAVIPAR
País deixará de importar carnes a partir do dia 23 de maio  |   Bnews - Divulgação ANPr/ SINDIAVIPAR

Publicado em 07/05/2021, às 09h00   Redação Bnews



A Arábia Saudita suspendeu nesta quinta-feira (6) a importação de carne de frango de 11 unidades brasileiras — 7 delas pertencem ao grupo JBS. 

Em nota conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, o governo brasileiro lamentou a suspensão da compra pelo segundo maior comprador de proteína animal brasileira e diz que recebeu a decisão com “surpresa”.

As duas pastas afirmaram que não foram contactadas pelas autoridades sauditas e que não houve “apresentação de motivações ou justificativas que embasam as suspensões”. 

A maioria dos frigoríficos fica em Santa Catarina, no sul do estado. A Arábia Saudita deixará de importar carnes a partir do dia 23 de maio. 

"O Brasil reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade seguidos por toda nossa cadeia de produtos de origem animal, assegurados por rigorosas inspeções do serviço veterinário oficial. Há confiança de que todos os requisitos sanitários estabelecidos por mercados de destino são integralmente cumpridos", disse o governo brasileiro.  

Em nota à imprensa, a JBS disse que procurou "dialogar e entender as motivações para o bloqueio". “A produção antes destinada à Arábia Saudita já foi redirecionada para outros mercados", disse a empresa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp