Economia & Mercado

Conflito entre J&F e Paper pode se alongar até próximo ano

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/11/2020, às 11h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O anúncio da decisão do processo de arbitragem entre J&F Investimentos, empresa de Joesley e Wesley Batista, e a Paper Excellence (PE), sócias da produtora de celulose Eldorado, pode ser feita apenas em 2021, conforme informações do site Valor. O prazo para o término da "briga" era dezembro deste ano.

Mas, ainda de acordo com fontes ouvidas pelo jornal, o conflito pode ser alongar ainda mais, já que o tribunal arbitral, que definirá se a J&F tem de vender o controle da companhia à PE com base no contrato de setembro de 2017, tem a intenção de não colocar um ponto final na briga. 

A J&F concluiu nesta semana a venda da Eldorado para a Paper Excellence. O negócio havia sido fechado no início deste mês. A primeira etapa do processo da Eldorado englobará 13% da fabricante de celulose detidos pelo Grupo J&F. 

Briga

Em um dos capítulos da briga da disputa pelo controle pela Eldorado, A J&F acusou a empresa da família indonésia Widijaja de “hackear” seus servidores de e-mail. 

Em um inquérito aberto para apurar a ilegalidade, foi apontado um esquema de monitoramento de redes de computador. Os responsáveis tiveram acesso ao menos 115 contas de e-mail, entre eles do executivos da J&F que estavam diretamente envolvidos com a operação da Eldorado. A espionagem durou cerca de um ano. 

A investigação também apurou que também foram monitoradas ilegalmente contas de escritórios de advocacia brasileiros e estrangeiros que atuam para as duas empresas.

No contrato de setembro de 2017, a Eldorado foi avaliada em R$ 15 bilhões, incluindo uma dívida de R$ 7,4 bilhões.

Leia também:

Polícia Federal apura participação de empresas baianas em fraudes ligadas à J&F; veja

STJ autoriza Joesley e Wesley Batista a terem novamente cargos nas empresas J&F

Deputados barram tentativa de revisão de leniência de J&F

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp