Economia & Mercado

UPB e a Caixa ajudam gestores a reduzir burocracia

Divulgação
Para acelerar o acesso a repasses, a gestão municipal pode dispor de um recurso reembolsável  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/02/2019, às 22h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de acelerar o repasse de recursos às prefeituras baianas, a União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou uma capacitação para gestores, nesta quarta-feira (20), em Salvador. Os técnicos aprenderam estratégias para enfrentar a burocracia nesse tipo de gestão de contratos, cujos recursos são oriundos de emendas parlamentares e ministérios para a execução de obras diversas.

O presidente da UPB, Eures Ribeiro, contou a experiência do município de Bom Jesus da Lapa, onde é prefeito. Ele disse que é muito importante a aproximação com o banco e, para acelerar o acesso a repasses, a gestão municipal pode dispor de um recurso reembolsável que serve de contrapartida na pactuação com o agente financeiro para o recebimento de emendas, a exemplo do Fundo Municipal de Manutenção de Obras. 

“É uma metodologia para fazer avançar os trabalhos de medição da obra e liberação do contrato junto à Caixa. O município faz o aporte no convênio para que o trâmite caminhe”, explicou Eures.  Segundo o superintendente Regional da Caixa no Oeste, Francisco Ricardo, a meta é “tornar mais célere os contratos e permitir ao município atender à demanda da população local”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp