Economia & Mercado

Queda da Indústria era esperada, segundo economista

Publicado em 13/01/2016, às 10h31   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)



A produção industrial no Brasil caiu 2,4% em novembro do ano passado em relação ao mês anterior, conforme apontou a última pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira (12). Na medição dos últimos 12 meses, tendo como base  novembro de 2014  e o de 2015, a queda foi ainda mais expressiva: 7,7%. A Bahia acompanhou o cenário nacional tendo um desempenho um pouco menos drástico com baixa de 2% em novembro e de 6,6% no acumulado dos 12 meses.
O economista Maurício Pedrão, da Superintendência de Desenvolvimento Industrial da Fieb, acredita que o cenário tende a melhorar em 2016, principalmente, se a desvalorização do Real em relação ao Dólar permanecer nos patamares atuais. “O desempenho preocupa muito, mas temos um viés otimista. O Real estava supervalorizado, inclusive, de forma pouco sólida e isso contribuiu para a redução da competitividade da indústria nacional”.
A instabilidade política também colaborou para a retração, no entanto, a parcela é menor do que se imagina. Pedrão acredita, por exemplo, que as sucessivas investidas chinesas tenham um impacto muito maior no desempenho industrial. “A desvalorização das Commodities também comprometeu o resultado”.
Otimismo

Na Bahia, a expectativa é positiva em torno das exportações de celulose, grãos e farelo de soja. No médio prazo, a Ferrovia de Integração Oeste-Lestes (Fiol) e o Porto Sul – se concluídos – também colaborarão com  o segmento industrial. Atualmente, a Indústria responde por 20% do produto interno bruto do estado. 
Tempo
Por enquanto, é torcer para que o Dólar permaneça em alta, o Real em baixa e que o cenário político volte a um nível razoável de convivência institucional. O problema é que o Congresso Nacional tem na agenda pautas como impeachment da presidente Dilma Rousseff, a cassação do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, além, é claro, da esteira da Lava Jato que ainda promete arrastar muitos quadros proeminentes da política nacional para os corredores da PF em Curitiba. 

Publicada originalmente às 18h do dia 12 de janeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp