Economia & Mercado

Sefaz é convidada para apresentar referência em modelo de gestão contábil

Publicado em 16/10/2015, às 06h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Município de São Francisco do Conde foi convidado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na última terça-feira (13), para apresentar a experiência que sua contabilidade está vivendo no processo de convergência  com as Regras Internacionais de Contabilidade Pública. Esta convergência atualmente constitui-se como obrigação a todos os municípios do Brasil.
Contudo, São Francisco do Conde saiu na frente e já se encontra num estágio avançado, pois desde 2011 é a cidade-piloto do Tesouro Nacional nesse âmbito. Isso porque, um Termo de Cooperação Técnica, entre a Secretaria do Tesouro Nacional e a Prefeitura de São Francisco do Conde, foi assinado em 2011, o que assegurou a criação do GTCON – Grupo Técnico de Contabilidade da Prefeitura Municipal. 
O Grupo se destacou por apresentar bons resultados na experiência de implantar as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, durante o seminário realizado na UEFS, cujo tema foi "Discutindo tendências e experiências na gestão pública: Brasil e México". 
A apresentação foi iniciada pelo Secretário da Fazenda, Marivaldo do Amaral, que explanou o processo de mudanças que a administração municipal vem promovendo desde 2009. Em seguida, servidores do Departamento de Gestão Contábil fizeram um relato do processo histórico da adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade e da experiência de implantação dos referidos procedimentos em São Francisco do Conde. Além disso, foram pautadas as novas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) em conformidade com os padrões de contabilidade atuais. 
"Ficamos muito felizes com o convite e mais ainda por saber que nosso município se tornou referência", pontua o secretário.  A equipe foi convidada a apresentar também no México os relatos do processo de implantação dos respectivos procedimentos contábeis patrimoniais, como referência de boas práticas na gestão pública.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp