Direto de Brasília

Defesa de Temer chama Joesley de "criminoso do colarinho branco”

Publicado em 10/07/2017, às 16h23   Luiz Fernando Lima* e Juliana Nobre



O relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) sobre a denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer será lido na tarde desta segunda-feira (10), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O BNews teve acesso ao resumo que a defesa do presidente vai apresentar, já que o relatório deve pedir a continuação da ação.

Os advogados do peemedebista sustentam que o encontro com o empresário Joesley Batista é “insignificante”. Eles ainda pontuam que “choca-se não lhes ter sido fixada penas ou restrições, impostas a todos os demais delatores”. “Quanto a haver recebido o empresário Joesley Batista , tratou-se de um evento normal. Já o havia recebido em Brasília e em São Paulo. Um dos maiores empresários brasileiros e de todo o mundo, jamais suporia tratar-se também de um criminoso do colarinho branco confesso e detentor de alentada folha de antecedentes”.

A defesa ainda condena o fato das gravações entre os dois serem o único objeto da acusação. “Serviu ela de base, a única, aliás, para toda acusação. Transformou-se em pilar de sustentação das imputações que procuram colocar o presidente da República no banco dos réus, a qualquer custo, mesmo que seja ao preço de sua dignidade pessoal e da tranquilidade dos país”.

Os advogados ainda voltam a ressaltar que não há confiabilidade no áudio. “Não há como estabelecer um parâmetro de confiabilidade para o áudio apto a justificar sua utilização como prova em uma ação penal que, além de vedar o recurso a provas ilícitas, tem  como meta o esclarecimento da verdade real, verdade esta que seria ferida de morte em caso de eventual edição de áudio”.

*Direto de Brasília

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp