Denúncia

Caetité: Sindicato dos Mineradores denuncia vazamento de urânio na INB

Imagem Caetité: Sindicato dos Mineradores denuncia vazamento de urânio na INB
Indústrias conseguiu esconder um acidente no TQ 1402  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/12/2013, às 08h11   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




O Sindicato dos Mineradores denunciou que está ocorrendo mais um vazamento de urânio nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), unidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, de acordo com informações publicadas pelo Brumado Notícias. 

De acordo com o sindicato, a INB conseguiu esconder um acidente no TQ 1402, maior tanque de estocagem do sistema de produção de concentrado de urânio, que há mais de um mês estaria encharcando o solo com licor radioativo. Outro vazamento teria sido detectado na última quinta-feira (12), em um reservatório de rejeitos de altíssima concentração de urânio na área 170, onde se realizam atividades de precipitação, filtração, secagem e entamboramento do minério.

A área é a mesma que foi parcialmente interditada em julho de 2011 pelo Ministério Público do Trabalho e MTE, devido à irregularidades. Para o Sindmine, o balanço de 2013 para o Programa Nuclear Brasileiro é degradante. Além do vazamento de licor radioativo, o Sindicato denunciou a vazão de contaminantes químicos, supressão de vegetação e baixa produção na unidade industrial de Caetité, onde, ainda segundo a entidade, impera uma crise ambiental e trabalhista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp