Denúncia

Nova localização para food trucks desagrada comerciantes em Camaçari: “rua sem movimento e sem iluminação”

Reprodução/Google Maps
Procurada, a prefeitura de Camaçari disse que a rua passa por um processo de reordenamento, e que é alvo de inúmeras reclamações e denúncias dos moradores da região  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 10/08/2021, às 16h42   Yasmim Barreto



Com ordem de realocação marcada para esta quinta-feira (12), os comerciantes da Rua dos Laços, em Camaçari, estão vivendo um verdadeiro dilema após a notificação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) da cidade. Ao BNews, a proprietária de um dos traillers, que devem sair do local, ressaltou como a decisão da prefeitura vai prejudicar o trabalho de pelo menos 16 comerciantes.  

“Vai afetar a mercadoria estocada por conta do não deslocamento da energia, segurança pois é uma rua sem fluxo e escura propícia à roubos”, disse a mulher, que preferiu manter o anonimato. 

A denunciante também contou que eles foram surpreendidos na noite de segunda-feira (9) com os agentes da Sedur no local.  “A fiscalização da Sedur esteve na Rua dos laços onde os traillers estão dispostos  e todos que estavam abertos foram notificados e informados que os traillers serão realocados para uma determinada rua na transversal. Rua esta, que não possui estruturas, como iluminação”, disse. 

Com regularidade apenas na iluminação, a comerciante confessou que grande parte dos estabelecimentos não possui licitação para atuar na região. Todavia, justificou que esse cenário é em razão da pandemia do coronavírus. 

Procurada, a prefeitura de Camaçari, através da Sedur, disse que a rua passa por um processo de reordenamento, e que por estarem todos em via pública, impedem a circulação de veículos e pedestres, sendo o local, alvo de inúmeras reclamações e denúncias dos moradores da região.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), esclarece que a Rua Maanain (dos trailers), no loteamento Boa União, em Catu de Abrantes, passa por um processo de reordenamento, devido ao exercício de atividades de forma irregular, ou seja, sem licença do governo municipal. 

A pasta pontua ainda, que por estarem todos (trailers e barracas) em via pública, impedem a circulação de veículos e pedestres, sendo o local, alvo de inúmeras reclamações e denúncias dos moradores da região, uma vez que os caminhões de limpeza urbana e os ônibus que fazem o transporte de trabalhadores são bastante afetados no exercício diário da atividade, por conta da permanência das estruturas sobre o leito da via de acesso aos diversos condomínios do local. Entre outras queixas registradas, estão ainda situações de aglomeração e de poluição sonora.

Os responsáveis pelas barracas e trailers, um total de 20, já foram orientados sobre as medidas legais que a Sedur, através da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suofis), e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) estarão adotando para estabelecer o direito de ir e vir, como também o bem-estar e sossego público na localidade. Todavia, em contrapartida, a Prefeitura realizou por meio das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra) e a STT, benfeitorias em uma via próximo do local para o acolhimento dessas estruturas de comercialização. Na rua disponibilizada foram feitas a requalificação asfáltica, instalação de iluminação pública, além de placas de sinalização vertical e horizontal.

 Confira o documento: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp