Cultura

Mudança nos museus da Bahia: Palacete das Artes muda de nome, filha de Gil assume MAM e mais

Divulgação
A mudanças já estão acontecendo e haverá recuperações programadas até o ano que vem nos museus  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/05/2023, às 18h09   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O Palacete das Artes – Museu Rodin fechou no último domingo (28) para obras de readequação e voltará a abrir em julho, mas dessa vez com uma novidade, que vai desde o seu nome. O espaço passará a se chamar Museu de Arte Contemporânea (MAC) e abrigará obras de arte contemporânea que estão atualmente no acervo do Museu de Arte Moderna (MAM-BA). Para sua reabertura, o MAC terá a exposição do artista baiano Ayrson Heráclito intitulada Pade, em uma mostra que foi premiada na Bienal de Veneza, que ainda é inédita na Bahia.

De acordo o novo diretor do espaço, Daniel Rangel, que também será curador dos museus do estado da Bahia, 200 obras de arte contemporânea que estão atualmente no acervo do MAM, que passará a concentrar sua atuação nos artistas modernistas da Bahia. Ainda segundo o gestor, essas peças teriam sido adquiridas na realização dos salões de arte contemporânea, que ocorrerão entre os anos de 1990 e 2019. A informação é da coluna de Ronaldo Jacobina, no Correio.

Já o MAM, terá uma nova direção e de direcionamento com a saída de Pola Ribeiro, que assumirá a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), quem assume é Marília Gil, que é filha do cantor e compositor Gilberto Gil e já integra a equipe do MAM.

Ainda segundo a coluna, as obras do escultor francês Auguste Rodin, seguirão para o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. Lá a direção permanece com a da museóloga Ana Liberato, mas passará por uma requalificação e conceito, primeiro para receber as obras de Rodin no primeiro andar, e também para uma exposição que reunirá uma centena de obras do acervo do MAB que estavam no MAM. Ano que vem o espaço será reformado.

Sobre o acervo de Krajcberg, que foi doado em vida pelo artista ao Estado da Bahia, Rangel diz que muitas das obras que estão sendo restauradas irão para o Museu do Recôncavo Wanderley de Pinho, que irá reabrir no segundo semestre deste ano. Para 2024, o museu criado pelo artista no município de Nova Viçosa, já estará recuperado para receber as demais obras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp