Cultura

Neojiba terá nova sede na Liberdade

Redação BNews
Local histórico foi reformado para potencializar a qualidade musical  |   Bnews - Divulgação Redação BNews

Publicado em 28/06/2019, às 13h56   Aline Damazio



O bairro da Liberdade será o novo palco do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), a partir de terça-feira (9). Jovens de bairros populares terão acesso as aulas de instrumentos clássicos para formação de músicos destinados à orquestras nacionais e internacionais.

O destaque é que além de reformar um local histórico, localizado no Parque do Queimado, a primeira estação de tratamento de água do Brasil, o processo de instalação da acústica do local contou com técnicos japoneses para aplicar modernas tecnologias a favor da arte.

Para o aluno do projeto, Sérgio Gabriel Pereira, 19 anos, morador da liberdade, esse projeto faz diferença no dia a dia do jovem.  "Nos acolhem como família, além da estrutura de qualidade, os equipamentos aqui são extraordinários. Quero me tornar um músico profissional, passar o conhecimento de música que aprendo aqui”, ressalta o aluno.

O projeto de reforma conta com salas de concerto com acústica isolada, um dos pontos positivos do novo espaço destinado à música, como ressalta o secretário de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Carlos Martins. “Não poupamos esforços, nem recursos para o projeto socioassistencial mais exitoso do Estado. Foram R$ 12,3 milhões para um local totalmente dedicado ao ensaio e aulas de música e vamos mostrar esse resultado para o mundo”, afirma.

O secretário se refere a parceria com Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia que financiou a implantação de fibra ótica e a tecnologia para que aconteça a interação dos musicistas baianos com profissionais da música em outros países. “Auxiliamos na vinculação e disponibilidade de banda larga. Para o Neojiba receber e disponibilizar conteúdo para outros países e potencializar a aprendizagem.

Além da tecnologia, a nova sede do Neojiba contará com sala de espetáculo para 140 pessoas, seis salas para ensaios e para guardar instrumentos.

A inauguração no próximo dia 9, contará com a participação da banda Ilê Aiyê, dos músicos Mateus Aleluia, Elomar e da orquestra Neojiba.

O diretor geral e criador do Programa NEOJIBA, Maestro Ricardo Castro revela que está feliz para ver um espaço diferenciado pensado para a qualidade do resultado artístico. “O processo de construção para uma acústica perfeita, isolamento de barulho, vários detalhes que só somam ao resultado de qualidade musical cada vez mais elevada.Nossos jovens merecem esse respeito ao trabalho que eles desenvolvem", destaca o criador do projeto. 

Sobre o Neojiba:
O projeto foi criado em 2007 para promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática musical coletivos. Nesses 12 anos, mais de seis mil jovens passaram pelo projeto, realizaram 721 apresentações para um público de 420 mil pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp