Cultura

Quituteiras baianas são homenageadas no Dia Nacional da Baiana de Acarajé

Publicado em 25/11/2016, às 13h48   Redação Bocão News



No Dia Nacional da Baiana de Acarajé, as quituteiras da Bahia, com típicos vestidos brancos rodados, adereços e balangandãs, são homenageadas pela Bahiatursa e Infraero em ações que acontecem nesta sexta-feira (25) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

No Aeroporto de Congonhas, baianas vestidas a caráter irão recepcionar passageiros e usuários com a distribuição de iguarias típicas, como cocadinhas e acarajés, entregando fitas coloridas do Nosso Senhor do Bonfim.

A ação, segundo a Bahiatursa, tem também o objetivo de incrementar a divulgação da Bahia em São Paulo e no Rio de Janeiro, dois dos principais estados emissores de turistas para o território baiano.

O Dia Nacional da Baiana de Acarajé foi instituído em 2010, pela Lei Federal 12.206, difundindo para todo o país a data que já era festejada anualmente na Bahia. A profissão de baiana de acarajé foi oficializada pelo Decreto-Lei municipal de Salvador 12.175, de 1998. Desde 2005, as tradicionais quituteiras são reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp