Justiça

STJ proíbe aluguel de imóveis em condomínios residenciais através de plataformas digitais; confira

Divulgação / Freepik
Decisão considera atípico contrato de hospedagem através de plataformas digitais  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 27/11/2023, às 10h09 - Atualizado em 01/12/2023, às 16h41   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) proíbe aluguel de imóveis em condomínios residenciais através de plataformas digitais, incluindo Airbnb. Decisão considera atípico contrato de hospedagem através de plataformas digitais.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A determinação, estabelecida por maioria, foi publicada em 16 de outubro, e se tornou definitiva para todo o Brasil em 9 de novembro. No entendimento do colegiado, o sistema de reserva de imóveis pelo Airbnb é considerado um contrato atípico de hospedagem, diferente da locação por temporada e da hospedagem oferecida por empreendimentos hoteleiros, que possuem regulamentações próprias.

O STJ salienta que a decisão se aplica apenas aos condomínios que tenham em sua convenção a destinação exclusivamente residencial das unidades.

Ao BNews, a assessoria do Airbnb afirmou que o referido "acórdão se refere aos embargos de declaração de um caso específico de uma anfitriã" e que " o aluguel por temporada no Brasil é legal, expressamente previsto na Lei do Inquilinato". Confira a nota na íntegra abaixo:

"O acórdão se refere aos embargos de declaração de um caso específico de uma anfitriã julgado em 2021. Não houve nenhuma alteração em seu resultado. As decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) referem-se a casos específicos e pontuais e não determinam a proibição da locação via Airbnb em condomínios. O aluguel por temporada no Brasil é legal, expressamente previsto na Lei do Inquilinato. Proibir ou restringir a locação por temporada viola o direito constitucional de propriedade de quem aluga o seu imóvel. O Airbnb está comprometido a apoiar o crescimento econômico no Brasil, ajudando proprietários de imóveis a obterem renda extra ao se tornarem anfitriões na plataforma, participando ativamente da economia do turismo com praticidade e segurança".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp