Justiça

Isabel Gallotti, ministra do STJ, é eleita para integrar o TSE

Gustavo Lima/STJ
Ministra ocupará vaga a ser aberta com o fim do biênio do ministro Benedito Gonçalves  |   Bnews - Divulgação Gustavo Lima/STJ

Publicado em 13/09/2023, às 18h00 - Atualizado às 18h10   Cadastrado por Victória Valentina



O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu, nesta quarta-feira (13), a ministra Isabel Gallotti para integrar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela substituirá o ministro Benedito Gonçalves, que terá seu mandato na Corte eleitoral encerrado em 9 de novembro.

Ainda na sessão, o STJ também elegeu o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva para compor o TSE no cargo de ministro substituto. 

O TSE conta com três ministros vindos do STF, dois do STJ e dois da chamada classe dos juristas — advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo.

Maria Isabel Gallotti é ministra do Superior Tribunal de Justiça desde 2010 e foi indicada para o cargo de substituta do TSE no dia 9 de agosto de 2022, tendo sido empossada na Corte Eleitoral em 20 de setembro.

Formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), Gallotti tem 60 anos e atua na 4ª Turma da Corte. Ela também atuou como procuradora no Ministério Público Federal e foi desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp