Justiça

Famosa rede de cinemas terá que instalar assentos para pessoas obesas, determina MP

Foto de Krists Luhaers na Unsplash
Assentos para pessoas obesas são obrigatórios em todas as salas de cinema  |   Bnews - Divulgação Foto de Krists Luhaers na Unsplash

Publicado em 04/05/2024, às 19h20   Cadastrado por Marco Dias



A rede de cinemas Cinemark terá que instalar assentos específicos para pessoas obesas em todas as suas salas de cinema no Rio de Janeiro. A determinação foi feita através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado na última quinta-feira (2) entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a empresa.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A medida tem como objetivo garantir a acessibilidade das pessoas obesas aos cinemas da rede, em cumprimento ao Decreto Federal 9.404/2018, que determina a obrigatoriedade de oferta de assentos adequados a esse público. A Cinemark terá um prazo de 180 dias para concluir a instalação dos assentos.

A assinatura do TAC se deu após uma representação da Associação Juntos por um Mundo Inclusivo, que denunciou a falta de assentos adequados para pessoas obesas nas salas de cinema da rede. Segundo a associação, essa prática configurava uma irregularidade, contrariando a legislação vigente.

O decreto federal determina que teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esportes, locais de espetáculos e conferências reservem espaços livres para pessoas em cadeira de rodas e assentos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de acordo com a capacidade de lotação do local. 

Os assentos devem ser instalados e sinalizados conforme as normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp