Justiça

Aras troca assessor que deu entrevista elogiando Bolsonaro e criticando Lava-Jato

José Cruz/Agência Brasil
Eitel Santiago de Brito Pereira será substituído pela subprocuradora-geral da República Eliana Torelly  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 05/08/2020, às 18h03   Redação BNews



O procurador-geral da República Augusto Aras oficializou nesta quarta-feira (5) a saída de Eitel Santiago de Brito Pereira do cargo de secretário-geral da PGR. A posição de Santiago tornou-se inconveniente dentro do órgão após uma entrevista à CNN Brasil na qual afirmou que existiam "ilegalidades" nas prisões preventivas da Lava-Jato e na divulgação dos nomes de investigados. 

Na ocasião, ele também fez elogios ao presidente Jair Bolsonaro e disse que Deus era responsável pela sua presença no poder. De acordo com informações do jornal O Globo, o episódio levou  subprocuradores-gerais do Conselho Superior a enviaram ofícios a Aras apontando desconforto com Santiago e pedindo sua saída. 

A manifestação recebeu o apoio de 295 outros procuradores, que assinaram um documento de adesão ao protesto. Em um comunicado interno, Aras informou que Santiago pediu demissão e informou a substituição dele pela subprocuradora-geral da República Eliana Torelly, que já vinha exercendo a função interinamente. 

A secretaria-geral da PGR é o órgão responsável pela gestão administrativa do órgão, cuidando da execução de despesas, concessão de diárias de viagens e assuntos do tipo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp