Justiça

Juízes federais repudiam ataques de Bolsonaro a Alexandre de Moraes: "Inadmissível"

Reprodução/TV
Presidente anunciou que AGU irá recorrer contra liminar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 30/04/2020, às 15h55   Henrique Brinco



A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou uma nota de repúdio aos ataques de "autoridades públicas" contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Horas antes,  nesta quinta-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro atacou o magistrado por conceder liminar que suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para a chefia da Polícia Federal.

"O Poder Judiciário é um dos poderes da República, e é inadmissível que uma autoridade pública não reconheça esse princípio basilar ou queira se sobrepor a essa realidade constitucional", afirma a entidade. "É inadmissível que Magistrados, no exercício das funções constitucionais, dentro do seu poder de decidir com base em seu livre convencimento motivado, sejam alvos de ofensas pessoais".

E finalizam: "Esses ataques somente demonstram a importância de se ter um Judiciário cada vez mais forte e independente e que exerça sua função de colocar limites constitucionais à atuação de qualquer um dos poderes, no âmbito do Estado Democrático de Direito".

Bolsonaro citou a relação de Moraes com o ex-presidente Michel Temer, que o indicou para a Corte em fevereiro de 2017. "Como o senhor Alexandre de Moraes foi parar no Supremo? Amizade com o senhor Michel Temer, ou não foi?", disse, anunciando que a Advocacia-Geral da União irá recorrer da decisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp