Justiça

Esposa de Mãe Stella de Oxóssi entra com ação contra Ministro Xangô

Reprodução
Ribamar é o representante legal do terreiro   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/03/2018, às 12h08   Redação BNews



Graziela Domini, 55 anos, escritora, psicóloga e esposa da ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, 92 anos, entrou com uma ação na Justiça contra o obá odofin (ministro de Xangô) e presidente da Sociedade Cruz Santa do Ilê Axé Opô Afonjá, Ribamar Daniel, por crimes de difamação e calúnia. 

Ribamar teria acusado, publicamente, Graziela de dopar Mãe Stella, dilapidar o patrimônio do templo e impedir que outras pessoas tivessem acesso à ialorixá, mais importante sacerdotisa de candomblé viva. 

O obá odofim, que comanda a instituição responsável por manter oficialmente o terreiro, teria feito as declarações logo após a mudança de Mãe Stella para o município de Nazaré, localizado no Recôncavo Baiano. Na época um vídeo vazado na internet mostra Graziela sendo expulsa de um cômodo do terreiro por filhos de santo da casa. 

Além disso, um abaixo-assinado com 71 assinaturas contra a esposa da ialorixá foi feita no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Graziela também foi acusada de retirar móveis tradicionais da Casa de Xangô, de fechar o Museu Ilê Ohun Lailai e de substituir Mãe Stella em rituais litúrgicos, como jogo de búzio. No entanto, ela nega as acusações. 

Segundo informações do advogado criminalista Rogério Mattos, a queixa-crime tem o intuito de chegar a uma retratação pública do líder religioso, nos autos do processo e nos veículos que ele deu entrevista. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp